Sexta-feira, 27 de julho de 2018 - 15h47
RV Ímola investe em sistema inteligente de armazenagem vertical
Equipamento otimiza a acomodação dos produtos, automatiza o picking e elimina a ocorrência de erros

A RV Ímola, operador logístico especializado no atendimento ao setor da saúde, adquiriu recentemente um equipamento Logimat, da fabricante SSI Schaefer. Trata-se de um sistema de armazenagem vertical – uma espécie de armário de grande porte com gavetas e fileiras de bandejas na frente e atrás – que facilita a acomodação e o picking dos produtos.

De acordo com a própria RV Ímola, cerca de R$ 1 milhão foi investido no equipamento, entre a aquisição e o transporte do maquinário, importado da Alemanha. O objetivo é aumentar ainda mais o desempenho das operações com itens como medicamentos e insumos para saúde, com economia de espaço e mais ergonomia e segurança.

A aplicação do Logimat, segundo a SSI Schaefer, pode proporcionar uma redução de até 90% da área necessária para armazenamento e de mais de 70% nos trajetos percorridos para as atividades de armazenagem e picking, além de eliminar a ocorrência de erros.

Divulgação

O Logimat possui dez metros de altura por quatro de comprimento, pode armazenar mais de 2 mil itens e sua operação demanda o trabalho de somente uma pessoa. Entre as duas fileiras de bandejas está localizado um elevador, que transporta cada uma delas para a posição correta da abertura de acesso, permitindo ao operador realizar a atividade de picking com o mais alto nível de precisão. As funções do equipamento são acessadas por meio de um painel touch screen.

Essa é a primeira vez que a RV Ímola utiliza um maquinário desse tipo, e a intenção é avaliar os resultados para planejar a aquisição de novos equipamentos. No momento o Logimat está na matriz do operador logístico, situada em Guarulhos, mas em breve ele será transferido para um novo armazém que a RV Ímola vai inaugurar na mesma cidade.

Com 14.460 m², o espaço, chamado de Gru 2, vai contar com capacidade para 15 mil posições-palete e área climatizada. A inauguração oficial está programada para os próximos meses, mas o armazém já está operando com cargas de alguns clientes do operador logístico.

Crédito: Rogério Santana