Ibovespa
128.106,10 pts
(0,33%)
Dólar comercial
R$ 5,02
(0,74%)
Dólar turismo
R$ 5,21
(0,50%)
Euro
R$ 5,41
(0,36%)

Volkswagen apresenta protótipo de supercaminhão canavieiro

Engenharia da empresa projetou as modificações necessárias junto ao BMB, seu centro exclusivo de modificações
Por Redação em 21 de maio de 2019 às 11h22

A Volkswagen Caminhões e Ônibus mostrou ao mercado seu primeiro protótipo de supercaminhão canavieiro, o Constellation 31.280 8x4, que chega para potencializar a produtividade nas lavouras. O supercaminhão tem dimensões e especificação técnica para conferir robustez às operações. O equipamento tem eixos dianteiros tubulares com capacidade para 8 toneladas e bitola de 3 metros, intercambiáveis à suspensão original. O prolongamento lateral do chassi foi realizado por meio de uma estrutura rígida facilmente acoplada a ele. O eixo traseiro tem redução no cubo, ampliando a robustez.

Essa inovação no prolongamento permitiu o deslocamento da suspensão e freios, proporcionando mais estabilidade lateral do veículo em terrenos inclinados, otimizando a distribuição das cargas e assim minimizando os esforços sobre os eixos. Graças à tração 8x4, o veículo traz alta capacidade de carga e mais estabilidade.

Por fora, o protótipo conta com pneus de alta flutuação, que minimizam qualquer dano à lavoura, aumentam a tração e desempenho na operação. Ele é implementado com aplicador de vinhaça em alto volume, de 22,5 mil litros.

Divulgação
Divulgação

A novidade conta, ainda, com transmissão automática, mais robusta para aplicação off-road, o que confere maior disponibilidade e elimina uso da embreagem. Assim, a operação ocorre sem trancos ou solavancos, com menos custo operacional, mais segurança e conforto ao motorista na condução. Ela combina-se à caixa de direção hidráulica com assistência eletrônica e sistema de auxílio de partida em rampa, que aumenta a segurança na operação.

Outra vantagem é o motor de 6,9 litros, seis cilindros e potência de 277 cavalos, 1.050 Nm de torque e tecnologia EGR (Recirculação de Gases de Escape), que dispensa o Arla 32. A tomada de força de série é um diferencial, pois pode ser utilizada com o veículo em movimento.

A engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus projetou as modificações necessárias junto com o BMB, seu centro exclusivo de modificações, que deu suporte e instalou também o kit Canavieiro sob medida. Ele traz com diversos itens que adaptam o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro, como grade de proteção frontal quebra mato, escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador peito de aço, protetor de alternador contra palha, protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio) e chicote elétrico e tomada de força.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar