Segunda-feira, 27 de maio de 2019 - 14h46
Fenatran 2019 fomentará discussões sobre mobilidade
Expectativa é atrair 60 mil visitantes, que poderão conferir as novidades de 450 marcas

A Reed Exhibitions Alcantara Machado apresentou, na última sexta-feira, dia 24 de maio, em São Paulo, as novidades para a próxima edição do 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran, que ocorrerá entre os dias 14 e 18 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista.

A organizadora da feira revela que houve um aumento de 30% no número de marcas expositoras e projeta um crescimento de 13% no número de visitantes. A expectativa é atrair um público de 60 mil compradores de diferentes setores da economia que utilizam o transporte de carga para a distribuição de mercadorias, entre transportadores, distribuidores, varejistas, indústria em geral, cadeia de produção da indústria têxtil, agronegócio e supermercadista, provenientes dos 27 estados do Brasil, além da visitação e exposição internacional de outros países da América Latina, Estados Unidos, Itália, China, Índia e Taiwan.

O evento contará com mais de 450 marcas, entre elas as montadoras Mercedes Benz, Daf, Iveco, Man, PSA, Scania e Volvo, além de um crescimento de 20% em marcas do setor de implementos rodoviários.

Segundo o diretor do Portfólio de Mobilidade da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Leandro Lara, a 22ª edição está embasada nos pilares Exposição, Geração de Negócios & Conteúdo e Experiências com foco em tecnologia e mobilidade. “O ponto alto desta edição é a retomada do Fenatran Experience, um test drive de caminhões e veículos comerciais que acontecerá na área externa do São Paulo Expo, apresentado pela marca Continental e já conta com outras quatro montadoras confirmadas: Scania, Mercedes-Benz, Peugeout e Citroën”, conta.

O Projeto New Mobility, que aconteceu no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2018, ganha sua versão na Fenatran como New Mobility Logistics trazendo discussões e apresentações de novas soluções e tecnologias para o setor de mobilidade voltadas para o transporte urbano.

A proposta vem alinhada com a tendência mundial do mercado de transportes, sinalizada no IAA Hannover na Alemanha, considerada uma das maiores feiras de veículos comerciais do mundo.

“A indústria automotiva global está passando por uma transformação sem precedentes. O uso da eletromobilidade e de combustíveis alternativos ao diesel, caminhões elétricos, conectados e autônomos foram alguns dos destaques do IAA Hannover 2018. As montadoras estão empenhadas nessas alternativas com o objetivo de alcançar um transporte com menos emissões de gases poluentes e mais eficientes. A Fenatran 2019 com discussões de extrema importância para a indústria e consumidores num amplo contexto de mobilidade atual e futura”, aponta o diretor da Fenatran, Luiz Bellini.

A 22ª edição da Fenatran também apresentará uma agenda intensiva para geração de negócios durante os cinco dias de realização. Na última edição, o evento movimentou um volume de investimentos de R$ 4 bilhões em negócios e a expectativa é muito positiva com a retomada do crescimento na produção de caminhões e VUCs projetada para 2019.

Lara apresentou no lançamento a Super Agenda de Negócios composta por uma tecnologia avançada de inteligência de dados que conecta os interesses dos visitantes com os expositores. “A ideia é que nossos visitantes tenham a melhor experiência possível para gerarem negócios no evento. Ao conectarmos os interesses cada comprador receberá recomendações personalizadas de produtos oferecidos pelos expositores no evento. A Super Agenda de Negócios também conta com nossos programas de sucesso como o Clube de Compradores e Rodadas de Negócios”, explica.

Eventos simultâneos

Com o objetivo de expandir os setores, trazer soluções integradas e conectar os diversos segmentos com oportunidades concretas para efetivar negócios, juntamente à Fenatran 2019 será realizada o Salão Internacional da Logística Integrada (Movimat), repetindo a parceria que os eventos tiveram em 2017.

A Movimat reúne os principais compradores da indústria e dos setores de distribuição, atacado, varejo e comércio eletrônico interessados em produtos, serviços, soluções, conteúdo e o que há de mais moderno no mercado para eficiência de seus processos logísticos e intralogísticos.

“A logística e a intralogística fazem parte de praticamente todos os setores da economia e a MOVIMAT está consolidada como um grande evento do setor para toda América Latina. Com a realização dos dois eventos no mesmo espaço, ampliamos as possibilidades tanto para expositores, como para os visitantes. O complexo Fenatran-Movimat fortalece a oferta de tecnologias e inovações para esses mercados e os eventos juntos contribuem para tornar as operações mais eficientes, reduzindo custos e ajudando a tornar os negócios mais competitivos”, salienta o vice presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octavio Pereira de Almeida.

O Congresso SAE Brasil também faz parte da agenda. Entre os dias 14 e 18 de outubro, em paralelo à Fenatran acontecerá o 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, que este ano tem como tema “Veículos e Vias Inteligentes – O caminho para a Mobilidade Sustentável” e será presidida pelo presidente do Congresso SAE Brasil 2019 e presidente e CEO Scania Latin America, Christopher Podgorski.

O congresso trará os mais destacados especialistas da Engenharia da Mobilidade para apresentar e discutir as mais atualizadas pesquisas e desenvolvimentos em sistemas de propulsão, direção autônoma, eficiência energética, sistemas avançados de assistência ao motorista e sistemas inteligentes de transporte.