Terça-feira, 18 de junho de 2019 - 10h53
Tora Transportes adquire 180 caminhões da nova geração da Scania
Entregas começaram em fevereiro e serão concluídas até outubro

A Tora Transportes, empresa que atua nos segmentos siderúrgico, petroquímico, automotivo, de mineração, cargas a granel e contêineres, anuncia a aquisição de 180 caminhões da nova geração da Scania, além de uma gama de serviços e conectividade para aumentar a rentabilidade e a disponibilidade da frota. As entregas dos veículos começaram em fevereiro e serão concluídas até outubro. O lote dos pesados está dividido em 130 unidades do modelo R 450 6x2 e 50 do R 500 6x4.

Com cinco meses de operação, a companhia logística já computou alguns índices, como redução de 10% e expectativa de atingir outros 3% de redução de custos com a solução completa de serviços. Com os 180 caminhões, a Tora contratou os principais serviços oferecidos. A solução completa tem a conectividade por meio do Desempenho (o pacote de detalhamento individual em tempo real do caminhão e do motorista), o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis (16% de redução de custos e 20% a mais de disponibilidade da frota), o PMS Fleet Care (com gestor de frota dedicado para a empresa), os Serviços Dedicados – estrutura da Casa Scania Itaipu, responsável pela venda dos veículos dentro das instalações do cliente – e Driver Services (treinamento dos motoristas).

“A nova geração Scania vem comprovando uma economia de diesel de até 12% em comparação com a gama anterior. Saber que a Tora Transportes já chegou, em resultados preliminares, a 10%, nos permite contribuir cada vez mais a oferecer o produto ideal customizado com base no menor custo total de operação por km rodado”, afirma o diretor Comercial da Scania no Brasil, Silvio Munhoz.

Divulgação

Segundo a diretora-presidente da Tora, Janaína Araújo, para a aquisição a empresa levou em consideração três pontos: produto, preço e disponibilidade. “Encontramos um produto de qualidade que nos coloca num patamar diferenciado no mercado. O investimento foi baseado na comprovação técnica e prática dos ganhos prometidos, porque precisamos ser competitivos e rentáveis. A disponibilidade, em duas etapas, tanto na capacidade fabril de me atender no momento de demanda quanto no dia a dia da operação com manutenção rápida, enxuta e flexível para tirarmos o máximo do caminhão.”

O diretor de Operações da Tora Transportes, Pedro Estrugiaki, diz que com os 10% de economia conseguidos até agora com a nova geração de caminhões Scania, mais 3% de otimização de custos vindos dos serviços com o programa de planos flexíveis, o pacote desempenho de conectividade e a presença nas instalações do gestor de frotas, a meta é no mínimo reduzir os custos totais em 13% já em 2019.

Ele cita outros benefícios. “Esta geração tem um grande diferencial de nos indicar as manutenções preventivas e corretivas, eliminando as paradas desnecessárias dos equipamentos. A importância de termos uma frota conectada é na agilidade da tomada de decisões. O pacote Desempenho permite o acompanhamento em tempo real do produto e do motorista. Dessa forma, podemos corrigir os erros que aumentam o consumo de combustível e de desgaste de pneus e outros componentes.”

Quanto à escolha dos caminhões, Estrugiaki confirma que a opção pelos modelos R 450 e R 500 foi para manter o padrão de potência adequado para a operação. “O que também chamou a atenção da nova geração foi a sustentabilidade, pois percebemos a diminuição das emissões de CO2. Outro ponto elogiado é o conforto e a ergonomia, pois valorizamos o bem-estar dos nossos motoristas”, afirma.