Quarta-feira, 4 de setembro de 2019 - 10h39
Arnosti adota ferramenta de gestão de frotas e telemetria da Mix Telematics
Entre as metas estão melhorar a utilização e rastrear em tempo real os veículos, além de monitorar e aprimorar o desempenho dos motoristas

A Arnosti Transportes, empresa que atua no transporte de combustíveis, fechou um acordo com a Mix Telematics, companhia provedora de soluções de telemetria e gestão de frotas a fim de melhorar a gestão de rotas e prazos de entrega, bem como a utilização dos veículos. Além disso, a meta é rastrear em tempo real os ativos e motoristas para melhorar o desempenho, identificar, monitorar e gerenciar o comportamento do motorista e corrigir a condução inadequada, adotando treinamentos específicos para cada situação, e controlar eletronicamente as válvulas de fundo de descarga com coordenadas específicas para abertura e fechamento.

O trabalho de implementação do sistema ficou sob responsabilidade da Contech, que trabalha junto à Mix Telematics e é especializada no mercado de óleo e gás. A solução empregada foi a Premium de telemetria. A empresa também instalou uma Válvula de Fundo com Inteligência Embarcada, que libera a descarga dos produtos remotamente.

Ao todo, 80 veículos foram conectados e a Arnosti já computa os resultados. O controle eletrônico das válvulas de fundo de descarga já garante, por exemplo, que o produto seja entregue no local programado. Além disso, destaca a transportadora, por meio de monitoramento de violações e infrações, houve melhora na segurança da operação e otimização do uso da frota. A empresa passou a controlar eletronicamente, ainda, a jornada de trabalho dos motoristas e reduziu a emissão de CO².

“Para o transporte de cargas perigosas, as soluções da Mix Telematics permitem que as operações sejam realizadas de maneira eficaz e com mais segurança aos colaboradores. A tecnologia também permite que os motoristas sejam treinados e tenham seu estilo de direção aperfeiçoado, o que certamente reduz o número de acidentes”, diz o diretor da Mix Telematics Brasil, Bruno Santos.