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Porto do Rio de Janeiro terá nova sinalização náutica em canal de acesso

Expectativa é que o novo balizamento esteja estabelecido em cerca de três meses
Por Redação em 26 de setembro de 2019 às 16h49

Foi aprovada a versão final do projeto de sinalização náutica para principal acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro para navios de grande porte, chamado Canal de Cotunduba. O novo balizamento deverá promover uma navegação mais segura e eficiente das embarcações, especialmente no período noturno, viabilizando assim as operações de carga durante a noite.

Os últimos detalhes foram discutidos no dia 19 de setembro, na sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), durante reunião do grupo de trabalho formado por representantes da CDRJ, da Marinha do Brasil, da praticagem e dos terminais de contêineres.

Porto do Rio de Janeiro terá nova sinalização náutica em canal de acesso
Vista do Canal de Cotunduba. Crédito: Divulgação

O trabalho, elaborado pela empresa de assessoria técnica Precursore, considerou as normas vigentes da Marinha, responsável pela segurança do tráfego aquaviário na Baía de Guanabara. O próximo passo será a apreciação e a aprovação do projeto pela Autoridade Marítima (AM), pois em virtude das alterações propostas no balizamento será necessária a atualização das cartas náuticas.

“A expectativa é de que o processo seja rápido e que o novo balizamento já esteja estabelecido em cerca de três meses”, destaca o gestor do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas. “Para um calado operacional máximo de 15,85 metros, será possível a navegação segura de navios maiores com até 349 m de LOA e 48,5 m de boca, o que vai gerar mais dinamismo e rentabilidade para as operações dos terminais conteineiros.”

O projeto prevê a inclusão de transceptores de AIS AtoN nas duas boias hoje existentes e o fundeio de três boias articuladas semissubmersíveis com o mesmo dispositivo. Os equipamentos de AIS fornecerão informações precisas para os navios sobre o posicionamento das boias. Foram analisados também o novo traçado geométrico do canal e as condicionantes ambientais do local. Além do alargamento do canal e de uma maior precisão na sua delimitação, a fim de diminuir o risco de acidentes, haverá um ganho em inovação tecnológica e a redução dos custos de manutenção.

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