Sexta-feira, 18 de outubro de 2019 - 10h20
Moove e Fatec de Sorocaba desenvolvem protótipo de AGV
Construção já está ocorrendo nas dependências da faculdade e o equipamento deve ficar pronto ainda neste mês de outubro

A Moove e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba (SP) começaram um projeto a fim de desenvolver um protótipo de robô para ser utilizado nas movimentações de carga dentro dos armazéns. O objetivo é desenvolver um novo modelo de AGV de baixo custo. A construção do protótipo já está ocorrendo nas dependências da faculdade e ele deve ficar pronto ainda neste mês de outubro.

Todo o projeto será desenvolvido pela equipe da Fatec por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnológicas em Automação e Robótica (Neptar) de Sorocaba. As dimensões, os tipos de materiais, a programação e a inteligência serão criação da equipe da faculdade. Já a Moove, por sua vez, assume todos os custos, além de disponibilizar quatro vagas de estágio para os membros da equipe.

De acordo com o CEO da Moove, Guilherme Juliani, o protótipo é uma das saídas encontradas para reduzir os altos gastos operacionais no setor logístico. “Temos o investimento em novas tecnologias dentro do DNA da empresa e é a automatização de processos é um caminho sem volta. Há uma necessidade de que o transporte de cargas dentro das docas seja cada vez mais ágil. Acontece que existem gastos que são simplesmente impensáveis, e um exemplo são os AGVs disponíveis no mercado. Por isso, decidimos construir o nosso”, afirma.

Ainda segundo o executivo, não basta ter um novo robô dentro da empresa, não é isso que se busca. “O que precisamos criar é um novo modelo de funcionamento desse robô, que permita uma construção barata, com manutenção barata, que dê mais eficiência na operação e que permita que nós ampliemos as operações”, diz Juliani.

O CEO da Moove pontua, ainda, que o acordo é bastante positivo não só pela possibilidade de obter um equipamento de alta tecnologia para ajudar a empresa, como também para a preparação de alunos sendo para o mercado de trabalho em alto nível. “A Fatec é vanguarda em formação de profissionais de excelência, mas que precisam de oportunidades para colocar o seu conhecimento em prática, adaptados às necessidades do cotidiano de uma grande empresa. Essa parceria também é um passo da Moove no sentido de formação de profissionais”, salienta.