Quarta-feira, 23 de outubro de 2019 - 14h49
Intelipost adota solução de blockchain da Oracle
Objetivo é conduzir transações mais seguras e eficientes, além de rastrear bens por meio de cadeias de suprimentos em escala global

A Intelipost iniciou a adoção da Oracle Blockchain Platform, serviço que permite às organizações construírem redes blockchain a fim de conduzir transações mais seguras e eficientes, além de rastrear bens por meio de cadeias de suprimentos em escala global.

A tecnologia blockchain pode transformar como cada indústria faz negócios, tornando as interações mais seguras, transparentes, eficientes e econômicas. A Oracle Blockchain Platform oferece aos clientes uma plataforma de desenvolvimento para construir suas próprias redes e para integrar rapidamente com o Oracle SaaS (Software como Serviço) e aplicativos de terceiros que eles já usam, bem como outras redes blockchain e Oracle PaaS (Plataforma como Serviço).

A Oracle Blockchain Cloud Service Platform é uma plataforma operada pela nuvem gerenciada pela Oracle e suportada por um nível de disponibilidade (Service Level of Agreemement) de 99,95%, com configuração de alta disponibilidade integrada, bem como agentes de recuperação autônomos e recursos de backup contínuo que permitem a recuperação de desastres em diversos data centers.

Além disso, permite que os usuários provisionem redes blockchain, façam negócios com outras organizações, comercializem com parceiros e implementem e executem contratos para atualizar e consultar o registro. A plataforma blockchain da Oracle compartilha e realiza transações entre fornecedores, bancos e outros parceiros comerciais.

“É interessante que o nosso modelo de negócio é intermediar operações entre varejistas e transportadores e a natureza do blockchain é exatamente desintermediar relações. Então, estamos construindo algo que pode destruir nosso próprio modelo de negócio em quatro ou cinco anos”, diz o CEO da Intelipost, Stefan Rehm. O executivo completa dizendo que, quando se enfrenta uma decisão como essa, pode-se tentar destruir o blockchain e tentar fazê-lo desaparecer ou é possível abraçá-lo e ser o líder do assunto, evoluindo o próprio modelo de negócio em conjunto com essa nova tecnologia.

A Intelipost já havia adotado outras soluções da Oracle, incluindo NetSuite, e registrou um crescimento em suas operações de dez vezes, sem a necessidade de investir mais em pessoal. Para integrar os vários programas usados nos processos internos, a empresa buscava uma solução 100% baseada em nuvem. As soluções da Oracle tem ajudado a empresa a reduzir seus custos e aumentar a produtividade. A automatização dos processos garantiu uma maior produtividade e menos retrabalho.

Além disso, a Intelipost ingressou no grupo de open source de supply chain (SC SIG) que é conduzido pelos membros da Hyperledger na Linux Foundation com a Oracle para desenvolver e promover as melhores práticas em blockchain para logística e cadeia de abastecimento.

“A Oracle Blockchain Platform é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, juntamente com nossos parceiros e clientes valiosos. Com essa plataforma, as empresas podem aprimorar seus negócios, eliminar processos desnecessários e realizar transações com suas redes distribuídas com mais facilidade, transparência e segurança do que nunca”, salienta o vice-presidente de Tecnologia, Oracle do Brasil, Alexandre Maioral.