Quinta-feira, 31 de outubro de 2019 - 10h19
Essilor Brasil adota solução da GKO e otimiza processos de contratação de transporte
Empresa já computa 100% de assertividade na gestão de pagamento de frete e uma economia de 7% em fretes pagos

Após três meses da implantação do GKO Frete, solução desenvolvida pela GKO Informática, a Essilor Brasil, multinacional francesa que fabrica lentes oftálmicas, revela que já computa 100% de assertividade na gestão de pagamento de frete e uma economia de 7% em fretes pagos.

A empresa recebe atualmente uma média de 2.500 conhecimentos de transporte por mês da Multi Óptica Rio de Janeiro e da Essilor da Amazônia, todos já processados no ambiente Gko Frete. A expectativa é que, para 2020, a implementação da solução ocorra em todas as filiais da Multi Óptica e outras empresas do grupo.

“O resultado foi tão positivo que nossa perspectiva é ampliar o uso da fermenta para outras unidades da Essilor no país e também dar início ao controle das entregas para iniciar medições e traçar um plano de monitoramento destes prazos”, divulga o gerente de Projetos da Essilor Brasil, Afonso Martins.

O gerente explica que o uso da ferramenta atendeu ao objetivo da empresa de ter um sistema que permitisse uma visão global do frete, incluindo o monitoramento das entregas, apontamento de prazos, pagamentos, impostos e indicadores de desempenho. A operação de transporte conta com mais de 20 transportadoras para a distribuição dos produtos em todo o Brasil a partir da Multi Óptica Rio de Janeiro e da Essilor da Amazônia.

“Eliminamos todo o processo manual e conseguimos acabar com os erros de auditoria de fretes, fazendo os pagamentos com valores corretos. Antes, fazíamos os cálculos de fretes por amostragem devido ao grande volume de CTEs recebidos, pois não conseguíamos apurar completamente todos e isso gerava inconformidades neste processo”, diz Martins.

O especialista em Supply Chain da Essilor Brasil, Pedro Roitman, afirma que a implementação da solução foi excelente e os resultados financeiros estão vindo mais rápido que o esperado. “Somado a isso, o GKO Frete possibilitou maior controle e transparência em todo o processo de cotação, auditoria e pagamento de fretes.”

Com uma solução diferenciada e acessível na nuvem, o GKO Frete integrou todos os sistemas da Essilor, identificando os cálculos do frete, impostos, atendimento e prazos da empresa. Após a implementação do sistema, poucas divergências de valores na cobrança, fretes e impostos foram registradas, e isso ocorreu devido às inconsistências de pesagem.

“Outra contribuição da ferramenta é que otimizamos nossas operações. Elas se tornaram mais assertivas, simples e rápidas”, avalia Martins. Ainda segundo o executivo, para adaptar-se ao sistema GKO Frete a Essilor Brasil fez alguns ajustes em parâmetros da parte contábil do módulo do GKO, que passaram a identificar e direcionar as despesas de frete para o departamento correto.