Sexta-feira, 1 de novembro de 2019 - 11h19
Volvo cria área de negócios voltada para o transporte autônomo
Volvo Autonomous Solutions reunirá todas as iniciativas da montadora para esse mercado

O Grupo Volvo anunciou a criação de uma área de negócios dedicada ao fortalecimento de soluções em transporte autônomo. Chamada Volvo Autonomous Solutions, ela tem como objetivo acelerar o desenvolvimento, a comercialização e as vendas nesse segmento. Além de atender a uma demanda crescente, a nova área permitirá também oferecer novas soluções para setores como mineração, portos e transporte entre centros de distribuição, complementando o portfólio de produtos da montadora para estas áreas.

“Com o desenvolvimento global marcado por uma crescente demanda em transportes, estradas cada vez mais congestionadas e grandes mudanças ambientais, a indústria precisa proporcionar soluções cada vez mais seguras, eficientes e com impacto ambiental cada vez menor”, declara Martin Lundstedt, CEO do Grupo Volvo.

As soluções baseadas em tecnologias de direção autônoma e conectividade são bastante adequadas para aplicações onde existe a necessidade de movimentar grandes volumes de carga em rotas pré-definidas, seguindo fluxos repetitivos. Nessas situações, os veículos e máquinas autônomos podem gerar valor para clientes ao contribuir com mais flexibilidade, precisão de entrega e produtividade.

“Com a ampla gama de ofertas do Grupo Volvo e nossa vasta experiência em diferentes aplicações, temos uma oportunidade ímpar para oferecer soluções que atendam necessidades específicas dos clientes. O próximo passo é reunirmos o conhecimento e os recursos em uma nova área de negócios com a responsabilidade de levar soluções em transporte autônomo para níveis ainda mais altos,” diz Lundstedt.

A companhia já demonstrou uma série de tecnologias diferentes em transporte autônomo. No projeto Electric Site, a manipulação de material em uma mina a céu aberto foi automatizada e eletrificada. O resultado foi um ambiente de trabalho mais seguro e uma redução de quase 40% no custo com operadores, além de uma diminuição de 98% nas emissões de dióxido de carbono.

Vera, veículo de carga autônomo, conectado e elétrico da Volvo

Na mina de Brønnøy Kalk, na Noruega, caminhões Volvo FH autônomos estão transportando calcário em um percurso de 5 km. Outra iniciativa pioneira é um veículo autônomo, conectado e elétrico, chamado Vera, que fará parte de uma solução integrada para transportar bens de um centro de distribuição para um terminal portuário em Gotemburgo, na Suécia.

No Brasil, sete caminhões Volvo VM Autônomos operam na colheita de cana de açúcar, reduzindo perdas por pisoteio de mudas graças a sua grande precisão de direção. As soluções autônomas da Volvo passarão a compor a nova área de negócios a partir de 1º de janeiro de 2020, e os resultados serão reportados como parte do segmento de caminhões.