Segunda-feira, 11 de novembro de 2019 - 10h10
Solística fecha acordo e adquire a AGV
Subsidiária da Femsa divulga que a meta é que a transação esteja encerrada durante o primeiro trimestre de 2020

A Fomento Econômico Mexicano (Femsa) anunciou no último sábado, 9 de novembro, que a Solística, subsidiária de operação logística da Femsa, chegou a um acordo para adquirir a AGV, companhia que atua em armazenamento e distribuição de valor agregado no Brasil,  com vendas anuais em torno de R$ 650 milhões.

A transação está sujeita a aprovações regulatórias, mas a perspectiva é a de seja encerrada durante o primeiro trimestre de 2020.

Segundo a companhia mexicana, o acordo representa um importante bloco de construção da estratégia da Solística no Brasil. A empresa passará a ser a maior operadora de soluções de logísticas para terceiros (3PL), totalmente integrada no mercado brasileiro, construindo um fator diferencial chave entre os principais líderes no setor.

Desde a aquisição da Expresso Jundiaí e Atlas, em 2013 e 2015, respectivamente, a Solística desenvolveu seu portfólio de serviços para se tornar um importante operador logístico de cargas fracionadas (LTL) no Brasil. Com a AGV, a meta é gerar sinergias, complementar a plataforma e aprimorar a proposta de valor aos clientes, avançando no provimento de soluções logísticas integradas para o principal mercado brasileiro.

Companhias

Fundada em 1998, a AGV é um operador logístico que atua nos setores de saúde e nutrição, com forte atuação em bens de consumo. Possui 40 centros de distribuição em 15 estados, somando mais de 300 mil m² quadrados e atendendo, aproximadamente, 4.400 cidades e mais de 30 mil pontos de entrega. A companhia se destaca por sua tecnologia proprietária, forte equipe, cultura de serviço ao cliente e melhoria contínua, que se encaixam nos planos da Solística.

Já a Solística é o integrador latino-americano de soluções logísticas 3PL para o mundo, com presença no México, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Brasil e Estados Unidos. Oferece soluções da cadeia de abastecimento através da FTL Transport, LTL Distribution, Warehousing, Value Added Services, Multimodal Solutions, International Logistics and Vehicle Maintenance por meio da sua subsidiária Mecanica Tek.

Tem seu foco em segurança, inovação e flexibilidade e sua capacidade de se adaptar à evolução de seus mais de 4.000 clientes permite à Solística projetar a configuração para resolver qualquer desafio logístico em todos os setores. É uma empresa da Femsa que cria valor econômico e social operando uma estratégia de negócios sustentável, baseada em sua cultura e valores, com mais de 21.000 funcionários.

A Femsa cria valor econômico e social por meio de empresas e instituições e se esforça para ser o melhor empregador e vizinho das comunidades em que atua. Participa do setor de varejo por meio da Femsa Comercio, que compreende uma Divisão de Proximidade que opera a Oxxo, uma cadeia de lojas de pequeno formato, uma Divisão de Saúde, que inclui farmácias e atividades relacionadas, e uma Divisão de Combustível, que opera a cadeia Oxxo GAS de estações de serviço de varejo.

Na indústria de bebidas, participa através da Coca-Cola Femsa, engarrafadora pública de produtos da Coca-Cola; e na indústria da cerveja, como acionista da Heineken, uma cervejeira com operações em mais de 70 países. Além disso, por meio de sua unidade de Negócios Estratégicos, fornece soluções de logística, soluções de refrigeração de ponto de venda e soluções de plástico, tanto para as suas unidades de negócios e clientes terceiros da Femsa.

Além disso, por meio de suas unidades de negócios, a Femsa tem mais de 295.000 funcionários em 13 países. A companhia é membro da Dow Jones Sustainability MILA Pacific Alliance, do FTSE4Good Emerging Index e do Mexican Stock Exchange Sustainability Index, entre outros índices que avaliam o desempenho da sustentabilidade.

Notícias relacionadas