Quinta-feira, 19 de dezembro de 2019 - 11h57
Sepetiba Tecon passa a receber novo serviço da CMA CGM
Brazex conecta o Golfo do México, Caribe, América Central e norte da América do Sul ao terminal

O Sepetiba Tecon, terminal de contêineres localizado na cidade de Itaguaí (RJ), acaba de ampliar seu portfólio de rotas com a conquista de um novo serviço: o Brazil Express. Conhecido como Brazex, ele pertence ao armador CMA CGM e conecta o Golfo do México, Caribe, América Central e norte da América do Sul ao terminal, com escalas quinzenais de exportação, sempre às sextas-feiras.

O Brazex faz escalas nos portos de New Orleans, Houston e Freeport, nos Estados Unidos, Veracruz e Manzanillo, no México, Kingston, na Jamaica, e Cartagena, na Colômbia. A previsão é que a primeira escala no Sepetiba Tecon aconteça no início do mês de janeiro.

Para Augusto Wagner Padilha Martins, diretor geral do Sepetiba Tecon, a chegada do Brazex ao terminal certifica, mais uma vez, o Sepetiba Tecon como uma das principais portas marítimas do comércio exterior brasileiro. “Além de um porto de águas profundas, somos referência em produtividade, com índices de excelência em nossa operação”, diz.

O Sepetiba Tecon prevê que serão movimentados em torno de 600 contêineres por escala. Além disso, o Brazex também movimentará cargas breakbulk, com ênfase e vantagens especiais para o setor de óleo e gás, já que alguns dos portos escalados são as principais portas de entrada e saída do setor petrolífero.

O Sepetiba Tecon também possui serviços que atendem semanalmente a Europa, o Mediterrâneo e a Ásia e dispõe de capacidade para receber navios de grande porte, concentrando e distribuindo cargas para os demais portos brasileiros.

Outra modalidade de serviços, que coloca o terminal em destaque, é a cabotagem. No estado do Rio de Janeiro, o Sepetiba Tecon é o único que possui linhas regulares de cabotagem para cargas conteinerizadas, com dois serviços com três escalas semanais, que conectam o terminal aos demais portos do país.