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TegUp insere clientes no desenvolvimento das soluções de startups

Alteração no modelo de seleção de fornecedores ocorreu no terceiro ciclo do programa de aceleração
Por Redação em 8 de janeiro de 2020 às 11h01

A TegUp, braço de inovação da Tegma Gestão Logística, anuncia que promoveu, no terceiro ciclo do programa de aceleração de startups na área de logística, realizado na última quinzena de dezembro de 2019, inovações no processo de seleção. A ideia com a alteração é colocar o cliente Tegma como foco central das soluções apresentadas pelas startups participantes.

Com envolvimento ativo de alguns clientes, foram apresentados às pré-selecionadas desafios específicos, baseados em necessidades reais do segmento logístico. As finalistas tiveram 90 dias para realizar um piloto, com acompanhamento de colaboradores da Tegma e representantes de clientes, que auxiliaram na aderência dos projetos às demandas e características definidas no desafio. Esses profissionais avaliaram detalhadamente as ferramentas desenvolvidas e, em cinco das seis soluções apresentadas, recomendaram a ampliação dos testes (rollout).

Neste mais recente ciclo inscreveram-se 53 startups e, delas, 23 foram pré-selecionadas. Após essa etapa, seis startups receberam os desafios para fazerem os testes pilotos por um período de 90 dias. Na última semana, quando aconteceu o demo day com a apresentação das soluções desenvolvidas e os resultados alcançados nos pilotos, foi possível observar que a alteração no processo proporcionou resultados positivos.

A Micromax, por exemplo, teve como desafio reduzir avarias nos veículos transportados decorrentes de eventuais falhas na amarração das cintas. Por meio de um sistema de sensores instalados nos pneus desses veículos foi possível detectar qualquer oscilação na pressão das cintas e, imediatamente, avisar o motorista do caminhão.

Já o desafio para a Panorama.ID consistia em reduzir o tempo de inventário dos paletes no centro de distribuição. Com a utilização de drones houve uma economia de tempo da ordem de 80%.

A Clarify se dedicou a desenvolver um assistente de roteirização específico para navegação para veículos de transporte – com funcionalidades que não estão disponíveis nas ferramentas populares, como Waze. Para atender o desafio, foi criado um aplicativo mobile, que já foi testado por alguns motoristas Tegma.

Outra pré-selecionada, a Byond, apresentou uma solução para superar a baixa agilidade e eficiência na inspeção de lacres rodoviários no recebimento de cargas químicas da Unilever Indaiatuba. A utilização de lacres com RFID – similares aos colocados nos sistemas de cobrança automática em pedágios – a leitura pode ser automatizada e realizada em tempo 95% inferior ao atual.

Para a Smart-Tech foi apresentado o trabalho de aprimorar o processo de separação de pedidos B2C. A solução criada permitiu ampliar a eficiência do abastecimento dos equipamentos de picking orientado por luzes (PTL), por meio de algoritmo e gestão à vista.

Enquanto isso, a XMultas teve a incumbência de criar uma solução para monitorar as multas por excesso de peso. A solução idealizada permitiu mapear a totalidade das multas recebidas e, em valores estimados, poderá ser alcançada uma economia de 17% nesse item, em função do cumprimento de prazos e simplificação do processo.

Os próximos passos deste terceiro ciclo incluem a formalização e setup dos rollouts, organização da governança entre TegUp e Tegma e avaliação do interesse por novos investimentos.

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