Sexta-feira, 6 de março de 2020 - 11h14
VLI e CBA fecham novo acordo para o transporte de bauxita
Negócio estabelece a movimentação anual de 1,5 milhão de toneladas do minério

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, e a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), firmaram um novo contrato que estabelece o transporte, via modal ferroviário, de um volume anual de 1,5 milhão de toneladas de minério de bauxita. Os produtos terão como origem as minas de Barro Alto (GO) e Poços de Caldas (MG) e como destino a fábrica da CBA em Alumínio (SP). Vale lembrar que as companhias atuam juntas há mais de dez anos.

Para o início das operações, foram definidas algumas ações a fim de maximizar a produtividade e a eficiência. Entre elas, destaque para o aumento na extensão dos trens, de 70 para 90 vagões, e ganho de peso médio da frota por meio de melhor aproveitamento dos vagões. Além disso, as empresas focaram em estratégias operacionais com o objetivo de melhorar os níveis de performance nos processos de carregamento, descarga e transit time.

A VLI informa que realizou, ainda, investimentos para ampliar a capacidade dos fluxos de transporte, incluindo a modernização do parque de locomotivas, a ampliação da frota de vagões e a construção de pátios ferroviários na malha para melhor cadência dos trens.

Fábrica da CBA em Alumínio (SP). Crédito: Divulgação

Já a CBA informa que investiu R$ 5 milhões e está instalando uma linha ferroviária adicional, que ampliará a capacidade de circulação de trens na fábrica de Alumínio e reduzirá o tempo de permanência nos pátios intermediários. A expectativa é de que as melhorias estejam finalizadas no início do próximo ano.

De acordo com a diretora de Supply Chain da CBA, Roseli Milagres, é fundamental estabelecer parcerias para a estratégia de longo prazo da companhia, considerando seu modelo de negócio verticalizado. “A utilização do modal ferroviário é essencial para garantir a eficiência da nossa operação, assegurando também competitividade em custos. A VLI nos auxilia a continuar desempenhando um papel de liderança nas Américas ao oferecer uma solução ágil e segura”, diz.

Para o diretor Comercial da VLI, Fabiano Lorenzi, as melhorias implementadas nos serviços fortalecem a integração com o cliente e ajudam a impulsionar o desenvolvimento tanto do setor industrial quanto de logística.

“A renovação da parceria com a CBA confirma o propósito da VLI de servir, oferecendo soluções eficientes, confiáveis e integradas ao negócio dos nossos clientes, com visão de longo prazo, contribuindo positivamente para a competitividade e o desenvolvimento da indústria nacional”, explica Lorenzi.

“A sustentabilidade é o ponto de partida que orienta e estrutura nossas ações e investimentos. Desde 2014, o volume de bauxita transportado nesse trecho vem aumentando, por isso a opção pelo modal ferroviário ratifica esse compromisso”, finaliza Roseli.