Terça-feira, 17 de março de 2020 - 11h31
IC Transportes adquire 200 veículos da Volvo para renovação da frota
São 193 caminhões do modelo FH e sete VMs equipados com pacote de segurança

A IC Transportes, empresa de Sumaré (SP) dedicada ao transporte rodoviário de produtos sólidos, líquidos e gases a granel, adquiriu 200 caminhões Volvo – 193 FHs e sete VMs – para renovar parte de sua frota. O valor do negócio não foi divulgado, mas as empresa revelam que o banco da montadora financiou o lote inteiro de veículos.

Atualmente, 70% da frota da IC, que tem idade média de apenas 2,5 anos, é Volvo. A renovação é sempre anual e atinge entre 15% e 20% dos caminhões. A transportadora movimenta cerca de 8 milhões de toneladas de carga por ano e, para isso, seus caminhões rodam até 80 milhões de quilômetros.

Os novos caminhões são equipados com o pacote de segurança Volvo. Entre vários itens, estão o sistema de controle de estabilidade ESP (reduz o risco de o veículo tombar em curvas e manobras erradas), alerta de mudança de faixa (câmera que alerta se o motorista passar sobre as faixas da estrada sem sinalizar, indicando fadiga), detector de atenção (monitora a condução e emite alerta em caso de fadiga e sonolência do motorista) e sistema de frenagem em emergência, que monitora os veículos à frente, adapta a velocidade e, caso o motorista não reduza a velocidade, freia sozinho o caminhão.

Divulgação

O vice-presidente Comercial da IC, Ivan Luis Camargo, diz que a empresa acredita em um negócio sustentável, com operação segura que atenda às necessidades dos clientes, mas com atenção total à segurança das pessoas e ao meio ambiente.  “O custo-benefício é muito bom em todos os aspectos. Além de ter caminhões excelentes, incluo o pós-venda, a relação com a rede de concessionárias, os planos de manutenção, o tratamento de dados e o direcionamento de treinamentos. É todo um pacote que permite resultados cada vez mais eficientes para a empresa”, conta Camargo. Vale lembrar que os veículos Volvo da transportadora têm plano de manutenção Ouro.

Quanto aos diferenciais dos modelos FH e do VM, Camargo cita a alta confiabilidade, disponibilidade e baixo consumo de combustível como os principais, além da tecnologia de segurança, a parte autônoma e de dados para acompanhar o desempenho e melhorar o treinamento dos motoristas. “Uma soma que assegura baixo custo operacional e, com isso, eleva nossa competitividade no mercado.”