Quarta-feira, 8 de abril de 2020 - 15h46
Eucatex implanta WMS da Alcis nas operações de Salto
Ferramenta vai otimizar os processos logísticos, diminuindo os tempos de separação, conferência e embarque

A Eucatex, empresa fabricante de pisos, divisórias, portas, painéis de aglomerado de madeira, chapas de fibra de madeira, tintas e vernizes, implantou o sistema de gerenciamento de armazéns (WMS, na sigla em inglês para warehouse management system) da Alcis em suas operações localizadas em Salto (SP).

Com seu portfólio de produtos, a Eucatex abastece fabricantes de móveis, grandes indústrias da construção civil, de embalagens, automóveis e brinquedos, além do mercado externo, exportando para 40 países. No último ano a empresa buscou no mercado um sistema para gerenciar seu estoque e, depois de conhecer a operação de um cliente da Alcis e ver o WMS em funcionamento, decidiu adquirir o sistema.

De acordo com a Alcis, a Eucatex compreendeu que o nível de controle que a ferramenta oferece proporcionaria ganhos diretos que suplantariam os gastos com a aquisição e a implantação.

Com o sistema, a empresa vai receber os produtos utilizando coletores de radiofrequência e smartphones, agilizando a coleta de dados no recebimento. Depois dessa etapa, o WMS direcionará automaticamente os paletes para áreas de armazenagem compatíveis, uma vez que na divisão de tintas existem produtos à base de água e à base de solventes, e eles são armazenados em depósitos segregados. A ferramenta também vai realizar toda a gestão de Fifo (first in, first out) e Fefo (first expire, first out), evitando que produtos vençam nos porta-paletes.

Todo o processo será otimizado diminuindo o tempo de separação, conferência e embarque. Além disso, a operação será controlada por meio de painéis com consultas, relatórios e indicadores em tempo real.

“A Eucatex é uma empresa tradicional no Brasil, com uma história de grandes conquistas no mercado por conta de seus produtos de alta qualidade. Estamos muito felizes de poder ajudar a otimizar toda a logística da empresa, principalmente com a implantação do nosso WMS e processos de armazenagem e movimentação inovadores e de resultado comprovado”, diz Alessandra Di Sicco, diretora Comercial da Alcis.

Com mais de 2 mil funcionários, a Eucatex possui seis fábricas, localizadas em Botucatu e Salto, no estado de São Paulo, e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. “Somos uma empresa que preza pela qualidade de serviço e pelo seu desenvolvimento, assim, não poderíamos deixar de investir em sistemas de ponta que nos ajudam a ser mais eficientes e rentáveis”, destaca Fernando Neves Fernandes, coordenador corporativo de Logística do Grupo Eucatex.