Quinta-feira, 30 de abril de 2020 - 11h24
Ceva Logistics aplica robôs móveis automatizados em operação australiana
Solução, que deve ser expandida para outras plantas, tem como objetivo aprimorar o rendimento e a velocidade de separação para empresas de e-commerce

A Ceva Logistics implantou robôs móveis automatizados (AMR, na sigla em inglês) em sua operação instalada em Truganina, subúrbio de Melbourne, na Austrália. Segundo a empresa, a aplicação dos robôs incrementou em 400% a velocidade das operações dentro da instalação, que conta com um total de 250 mil m² destinados à distribuição de mercadorias.

A meta com a implantação é melhorar o nível de serviço para um dos maiores clientes de e-commerce da companhia no país, aprimorando o rendimento e a velocidade de separação. Os robôs foram fornecidos pela Geek+ e são embarcados com tecnologias de inteligência artificial (AI) aplicadas especificamente à logística. A Ceva informa, porém, que adotou uma solução padrão que pode ser escalável por todas as operações da empresa globalmente.

Divulgação

Ao todo, o projeto, que levou três semanas para ser concluído, aplicou oito robôs que trabalham, agora, em um espaço experimental de 400 m². Cada equipamento, controlado por um sistema centralizado, pode movimentar até 500 kg.

O diretor Administrativo da Ceva Logistics para a Austrália e Nova Zelândia, Milton Pimenta, afirma que a solução se mostrou uma opção rápida e eficiente quanto à produtividade de classificação e rendimento. “O AMR representa o futuro para as operações de e-commerce e estamos empolgados por estarmos à frente da concorrência ao oferecermos esse tipo de solução.”

A companhia informa que trabalha durante essa fase piloto em conjunto com a empresa Cohesio, parte do grupo de tecnologia internacional Körber, que atua como integrador e desenvolvedor de soluções de alta tecnologia que possibilitam a otimização de fluxos de trabalho e de processos. A meta é criar e entregar uma solução escalável e expandir a robótica para outros galpões da Ceva que compõem sua rede global.