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Segunda-feira, 8 de junho de 2020 - 10h47
Porto de Suape passa a operar com sistema de gestão e segurança de manobras
Ferramenta, desenvolvida e aplicada pela NavalPort, promete ampliar a eficiência, reduzindo os custos

A NavalPort implantou um Sistema de Gestão e Segurança de Navios no Porto de Suape (PE) que tem como objetivo ampliar a eficiência em todo o processo de manobras, reduzindo os custos para as companhias.

A solução foi empregada nas operações da Engecampo Industrial e da Petrobras e a primeira atracação monitorada pela ferramenta ocorreu no início de maio.

O CEO da NavalPort, Marcos Santiago, explica que a tecnologia implementada monitora, por meio de sensores, as embarcações no mar desde o planejamento até a chegada ao porto, incluindo o tempo de aproximação, estadia e manobra. “Amplia toda a gestão do fluxo, o que é fundamental, especialmente no caso de petroleiros, em que o nível de segurança precisa ser mais elevado. Além disso, a plataforma agrega funcionalidades de inteligência que auxiliam na redução do tempo de permanência da embarcação no porto, que é a parte mais cara de todo o processo de navegação”, diz.

Divulgação

Ainda segundo executivo, o sistema reduz a chance da realização de obras estruturais prematuras no Porto de Suape, podendo aumentar a vida útil da estrutura de cais em cerca de dez anos, o que pode gerar uma economia em torno de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões. “Isso porque, até agora, não há nenhum controle. Então diversas manobras ocorrem com a velocidade de toque ligeiramente acima dos limites estipulados para o berço, acumulando microdanos estruturais que comprometem a vida útil de toda estrutura”, afirma.

Já a Petrobras informa que a novidade poderá gerar uma redução de até US$ 10 mil nos custos globais de toda a cadeia para cada 30 minutos que forem reduzidos na estadia (tempo de espera por uma vaga), conforme dados do Porto de Roterdã, na Holanda. “A ideia é que a nossa plataforma possa integrar todos os players envolvidos e agilizar o processo de estadia de uma a duas horas em 12 meses”, completa Santiago.

O CEO da NavalPort completa dizendo que a ferramenta desenvolvida é definitiva e, portanto, está pronta para ser implantada em outros terminais e para o monitoramento de todo tipo de navio, como cruzeiros e transporte de grãos.