Sexta-feira, 19 de junho de 2020 - 10h24
Panasonic compra 20% das ações da Blue Yonder
Aquisição estende a parceria estratégica entre as empresas

A Panasonic anunciou que está fazendo um investimento de capital na Blue Yonder. Realizado por meio de uma venda secundária de ações, o investimento valoriza a fornecedora de softwares para a cadeia de suprimentos a um valor corporativo de US$ 5,5 bilhões.

Com a novidade, a Panasonic passa a ter uma participação minoritária de 20% e um assento no conselho de administração da Blue Yonder. As empresas já contam com um forte relacionamento estratégico, que inclui uma joint venture no Japão. A New Mountain Capital e os fundos administrados pela Blackstone continuam sendo acionistas majoritários da Blue Yonder.

Panasonic e Blue Yonder combinarão recursos e trabalharão em estreita colaboração com empresas parceiras para impulsionar o crescimento, com soluções que aprimoram a capacidade dos clientes para previsão de oferta e demanda, otimização de inventário e de mão de obra e racionalização de operações comerciais.

De acordo com as empresas, a parceria acelera a promessa de uma cadeia de suprimentos autônoma. Aproveitando a vantagem da internet das coisas, a plataforma da Blue Yonder usa o machine learning para conduzir decisões empresariais mais rápidas e de contextos sensíveis.

“As cadeias de suprimentos modernas enfrentam uma série de desafios, incluindo a demanda de mudanças rápidas, a hiperpersonalização das necessidades dos consumidores, a escassez de mão de obra e as ineficiências operacionais. Por isso, desenvolvendo ainda mais nosso relacionamento com os especialistas em software da Blue Yonder, acredito que conseguiremos fazer contribuições maiores e mais transformadoras para um número maior de clientes”, afirma Yasu Higuchi, diretor da Panasonic Corporation e CEO da Panasonic Connected Solutions Company. “Para isso, pretendemos obter um entendimento mais profundo das soluções globais avançadas e do modelo de negócios da Blue Yonder, para que possamos aumentar e elevar ainda mais nossa capacidade de soluções. Com essa colaboração, pretendemos nos tornar um fornecedor líder global de inovação de processos na linha de frente”, completa o executivo.

“Estou empolgado com essa colaboração para concretizar nossa visão conjunta da cadeia de suprimentos digital, onde a plataforma da Blue Yonder se sincroniza com as ofertas de ponta da Panasonic para oferecer resultados de negócios mais autônomos e bem-sucedidos para varejistas, fabricantes e provedores de logística”, destaca Girish Rishi, CEO da Blue Yonder. “Estamos ansiosos para trabalhar em nossa joint venture no Japão para oferecer um enorme valor para o cliente”, diz.

Kazuhiro Tsuga, CEO da Panasonic Corporation, acredita que esse investimento é uma etapa vital para a transformação dos negócios que a Connected Solutions Company está realizando. “Até agora, ela assumiu a liderança na promoção da cultura corporativa e das reformas no estilo de trabalho. Com esse investimento, agora estamos investindo na transformação de nosso atual modelo de negócios. Especificamente, adicionaremos o fornecimento de software, consultoria e serviços ao nosso modelo de negócios tradicional de venda de hardware. Isso nos permitirá apoiar inovações fundamentais no campo da cadeia de suprimentos”, finaliza.