Ibovespa
128.106,10 pts
(0,33%)
Dólar comercial
R$ 5,02
(0,74%)
Dólar turismo
R$ 5,21
(0,50%)
Euro
R$ 5,41
(0,36%)

Klabin desenvolve bitrem dobrável para o transporte de toras de madeira

Implemento, pioneiro no Brasil, foi instalado em um caminhão Axor, da Mercedes-Benz
Por Redação em 22 de junho de 2020 às 11h05

A Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens, começou a testar, no estado do Paraná, uma versão inédita no Brasil de implemento bitrem dobrável para o transporte de toras de madeira. O equipamento foi desenvolvido pela Unidade Florestal da Klabin, que trouxe a tecnologia da Austrália.

A Universidade coordenou também a instalação do implemento em veículo próprio com a ajuda de uma empresa parceira. Trata-se de um cavalo mecânico Mercedes-Benz Axor 3344 6x4 que, no período de testes, vai operar junto à frota tradicional. Quando está vazio, o bitrem dobrável encolhe a primeira carreta sobre o chassi do cavalo mecânico. Com isso, há uma redução no comprimento total do veículo de 19 para 15 metros.

Klabin desenvolve bitrem dobrável para o transporte de toras de madeira
Klabin desenvolve bitrem dobrável para o transporte de toras de madeira

Comparado aos implementos tradicionais, o bitrem usa uma área muito menor para manobrar, o que assegura melhores condições de direção e aderência em áreas de declive devido ao menor raio de giro necessário para curvas, além de liberar terreno que pode dar espaço para plantações, criando a perspectiva de aumento da produtividade florestal da Klabin.

O bitrem vazio e dobrado também permite ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando a mobilidade, além de gerar economia com combustível, pedágio e pneus, pois oito deles deixam de tocar o solo quando a primeira carreta é recolhida.

“A versatilidade de uso e a excelência do Axor nas operações off-road ganham novamente destaque em mais uma iniciativa inovadora no país”, comenta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing para Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O Axor é pau pra toda obra. Ele foi desenvolvido para enfrentar as características do transporte brasileiro, operando nos diversos tipos de estrada, tanto asfaltadas quanto de terra ou outro pavimento, situações típicas das atividades florestais, como a da Klabin no Paraná.”

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar