Segunda-feira, 6 de julho de 2020 - 11h08
Stolthaven investe em sinalização inteligente no acesso ao Porto de Santos
Aporte, que inclui ainda ações de combate a coronavírus, faz parte de iniciativas relativas à recente expansão promovida no terminal da empresa

A Stolthaven Santos, empresa do grupo Stolt-Nielsen Limited, que atua com soluções integradas de transporte e armazenagem de produtos líquidos a granel, assinou, no dia 24 de junho, junto à prefeitura da cidade de Santos (SP), um Termo para Implantação de Medidas Mitigatórias (TRIMMC).

A empresa, instalada no bairro da Alemoa, realizou obras de expansão na área de tanques de seu terminal, entre os anos de 2017 e 2019, para armazenagem de combustíveis. Com isso, foi preciso atender algumas exigências legais do município para garantir a continuidade de suas atividades no local sem gerar impactos negativos à sociedade.

O terminal da empresa ocupa uma área de aproximadamente 94 mil m2 e, na expansão mais recente, recebeu novos tanques para armazenagem de combustíveis ampliando sua capacidade em 15 mil m3, totalizando os atuais 150mil m3. Isso gerou a necessidade de avaliar o impacto da obra no entorno. Um Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) foi elaborado e as ações da Stolthaven Santos foram divididas em frentes que tiveram graus de prioridade e urgência formalizados no TRIMMC.

A infraestrutura foi um dos alvos, com a revitalização e a implantação de sinalização com semáforos inteligentes na via de entrada principal do porto. O local passa por melhorias em todo o entorno da chegada à cidade pela Rodovia Anchieta e também é acesso para uma das entradas do terminal da Stolthaven Santos.

O apoio ao combate da crise sanitária provocada pelo coronavírus foi outra decisão do aporte: a área da saúde foi contemplada com recursos ao Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb) para infraestrutura. A Stolthaven já havia sido a primeira empresa a contribuir, logo no início da pandemia, incluindo equipamentos, materiais e móveis para o melhor funcionamento das unidades de saúde municipais.

“Estamos há mais de quatro décadas em Santos e nossa atuação ao longo desses anos tem sido no desenvolvimento do porto santista através de ações transparentes e em conformidade com a legislação”, pontua Marcelo Tiacci Schmitt, gerente geral da Stolthaven Santos. “Encontramos uma forma inteligente com a prefeitura de Santos para direcionar os investimentos previstos no TRIMMC para ações que possam dar o maior retorno à sociedade neste momento.”