Quarta-feira, 19 de agosto de 2020 - 11h31
Tegma aplica programa de compliance e registra melhorias nos processos
Empresa já computa aumento nas consultas de dúvidas por parte dos colaboradores e registro de manifestações

A Tegma Gestão Logística comemora os resultados obtidos após adotar as estratégias propostas pela Compliance Total, companhia que auxilia as instituições a implementar e manter mecanismos de integridade e sistemas de compliance. Entre as iniciativas, destaque para a aplicação do código de ética e conduta.

Os resultados já começaram a aparecer desde a implantação do programa em 2019. As interações, consultas de dúvidas por parte dos colaboradores ao compliance e o registro de manifestações recebidas no canal, por exemplo, aumentaram 107,7%, quando comparado janeiro a julho de 2019 com janeiro a julho de 2020.

Segundo o gerente executivo Jurídico e Compliance Officer da Tegma, Luciano Neto, o movimento será ampliado “Prevenir, detectar e corrigir são os três pilares que servem como linhas mestras, simples e abrangentes sem margens para dúvidas quanto à direção que desejamos seguir”, diz.

Neto conta que a partir de junho de 2007, momento em que a empresa tornou-se uma companhia de capital aberto, listada na B3 no segmento Novo Mercado – dedicado àquelas com o mais alto nível de governança corporativa – foi intensificado o desejo de fortalecer e contribuir com a integridade no ambiente de negócios do Brasil por meio do fortalecimento da conformidade do ambiente interno e mercado de atuação.

Para o diretor da Compliance Total, Wagner Giovanini, os mecanismos de integridade contribuem com alcance de metas, sempre observando os valores éticos. “Processos, controles, atividades, ferramentas, entre outros, devem ser estabelecidos para mitigar riscos de natureza ética e não aqueles ligados ao pagamento de multas, penalidades e proteção”, explica.

Para que seja efetivo na prática, é essencial que o compliance conte com o engajamento de todos os colaboradores para assim estabelecer uma cultura de ética e integridade na organização. Para reforçar o conceito, a Tegma realizou um concurso interno que escolheu o slogan da área: “Ética e transparência: o que nos move”.

Há 50 anos no mercado, a Tegma atua em todo o território nacional, conta com 21 filiais, totalizando 1,8 milhão de m² de pátios e 65 mil m² de armazéns. A empresa atua no transporte de veículos zero-quilômetro e movimenta mais de 800 mil unidades por ano.