Terça-feira, 25 de agosto de 2020 - 10h29
BYD inaugura fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio em Manaus
Unidade demandou investimentos de R$ 15 milhões e ocupa uma área de 5 mil m²
Divulgação

A BYD, fabricante de baterias de fosfato de ferro-lítio e de veículos elétricos, anuncia que iniciou as operações de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), na capital do estado do Amazonas. A planta é dedicada à produção das baterias, inicialmente voltadas para os chassis de ônibus 100% elétricos fabricados em Campinas (SP). Com um investimento de R$ 15 milhões, a unidade, instalada em uma área de 5 mil m², permite a expansão de novas linhas de produção.

A fábrica da BYD Brasil, automatizada e robotizada, tem capacidade de produção de até mil baterias por ano. A quantidade inicial projetada para ser entregue até novembro é de 272 baterias de fosfato de ferro-lítio.

“Com o nosso investimento, também poderemos fazer parcerias com empresas interessadas em potencializar a eletrificação de seus equipamentos. A nossa proposta é popularizar e facilitar a eletrificação da mobilidade e de equipamentos no país”, diz o presidente BYD Brasil, Tyler Li.

A cidade de São José dos Campos (SP) será a primeira a ser beneficiada com as baterias produzidas no Brasil. Ao todo, a BYD vai fornecer 12 ônibus articulados de 22 metros, com zero emissão de poluentes e sem ruído.