Terça-feira, 1 de setembro de 2020 - 10h50
Mercado Livre anuncia participação societária na Kangu
Novidade vai contribuir com a expansão da malha logística da companhia e impulsionar o volume de negócios da startup junto aos seus clientes

O Mercado Livre anunciou hoje, dia 1º de setembro, sua entrada como sócio estratégico da Kangu. As empresas já trabalhavam em parceria desde 2019, mas com a novidade a startup passa a contar com uma atuação mais próxima em termos de volume de entregas originadas pelo Mercado Livre.

Conheça mais sobre a Kangu em nossa entrevista exclusiva com o sócio-fundador da empresa, Ricardo Araújo

Os pontos selecionados pela Kangu – pequenos comércios que têm interesse em se tornar pontos de coleta e de entrega da rede de parceiros da startup – passam agora a atuar como opção para os vendedores do Mercado Livre que querem deixar ali seus produtos para coleta, seja para empresas de transporte que encaminharão os itens para o destino final ou para os compradores que precisam de um local para receber os produtos fora de casa.

Em contrapartida, o Mercado Livre orienta a Kangu sobre a quantidade e a localização ideal desses pontos, direcionando volumes significativos de pacotes para cada local e impulsionando a geração de receita para o negócio da startup e de seus parceiros. Atualmente, já existem mais de 1.200 pontos parceiros nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com o próprio Mercado Livre, a parceria societária ocorre em um momento de forte expansão de sua rede de logística própria, que hoje já representa 51,6% de todo o volume movimentado pela companhia.

“Temos muito orgulho de nos tornarmos sócios da Kangu. Esse passo consolida a parceria que já vínhamos construindo juntos, gerando ganhos significativos de negócios para a empresa e colaborando para que o Mercado Livre possa expandir ainda mais rápido sua malha logística na América Latina e atender seu crescente número de compradores e vendedores que usam a plataforma”, destaca Renato Pereira, diretor de Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre.

Para Marcelo Guarnieri, CEO da Kangu, a parceria poderá levar a empresa para um novo patamar de crescimento. “O Mercado Livre nos apoiou desde o início para que a Kangu crescesse seu negócio. A oficialização de tê-lo como nosso sócio é uma evolução natural dessa parceria e do bom entrosamento entre as empresas”.

Segundo Ricardo Araújo, a parceria é um complemento perfeito ao aporte de R$ 6 milhões que a startup havia anunciado no início do ano, por parte da NXTP Ventures, fundo sediado em Buenos Aires, na Argentina. “A Kangu, que já estava capitalizada, agora passa a ter um sócio que atrai um volume onde o crescimento pode ser bem mais acelerado e assertivo”, completa o executivo.