Terça-feira, 20 de outubro de 2020 - 10h25
Valec e EPL passarão a se chamar Infra S.A.
Objetivo é otimizar os gastos por meio de uma empresa mais enxuta, eficiente e sustentável

O Ministério da Infraestrutura (Minfra) anunciou ontem, dia 19 de outubro, o processo de reestruturação e reorganização institucional da Valec e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) que passarão a constituir uma única empresa chamada Infra S.A.

A meta do governo é que a incorporação das empresas reduza os custos de manutenção da União e que seja priorizado o que há de melhor em conhecimento e capital humano de ambas para projetos de infraestrutura. A previsão é que o plano de reestruturação seja apresentado em 90 dias e todo o processo de junção esteja concluído em 270 dias. Após a implantação, serão realizadas avaliações trimestrais de acompanhamento da nova empresa.

Ainda segundo o Minfra, um dos principais objetivos da incorporação é otimizar os gastos por meio de uma empresa mais enxuta, eficiente e sustentável. A partir da junção, a Infra S.A. terá a missão de estruturar os projetos de concessão de ativos à iniciativa privada em longo prazo.

Todo o processo de transição será acompanhado pela consultoria Falconi. Entre os benefícios da junção apresentados pelo head da Falconi, Vinícius Brum, estão os ganhos de escala e de eficiência, aumento de produtividade e redução de gastos de funcionamento, geração de mais de valor decorrente da soma de competências chave da Valec e da EPL e transferência de conhecimento gerencial para gestores e técnicos.

Um novo modelo de negócios será criado pela consultoria, contemplando perspectivas organizacionais, operacionais e de gestão e seu plano de implementação. Em 90 dias, os consultores apresentarão os resultados do modelo, com padrões para a governança do projeto e o alinhamento estratégico com os principais executivos das empresas.