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Pitney Bowes conclui integração de sistemas de cubagem e postagem dos Correios

Objetivo é garantir mais agilidade às postagens, integrando os dados desde o ambiente de pré-postagem
Por Redação em 8 de dezembro de 2020 às 10h51 (atualizado às 11h10)

A Pitney Bowes Brasil, empresa de tecnologia especializada em logística de encomendas e gestão postal, finalizou a integração da sua linha de soluções de cubagem Oneship com o sistema de postagem Sara, utilizado pelos Correios. O projeto tem como objetivo garantir mais agilidade às postagens, integrando os dados desde o ambiente de pré-postagem na web até o Sara, reduzindo erros operacionais aumentando a velocidade em todas as etapas do processo e gerando economia para as agências franqueadas.

A Head de Tecnologia, Produtos e Serviços da Pitney Bowes Brasil, Tatiana Campos, explica que o Sara é a ferramenta responsável por realizar a postagem de todas as encomendas enviada pelos Correios. “Quando uma encomenda é postada, ela percorre diversos ambientes até chegar ao seu destino. Esse controle é realizado pelo Sara”, diz.

Antes da integração, a responsabilidade do software, até então, dependia muitas vezes de dados manuais inseridos no sistema, o que poderia acarretar erros e demoras no atendimento. “Existia a possibilidade de utilização de sistemas que recebiam dados de cubagem, porém a integração não era direta. Por isso, os franqueados precisavam adquirir licenças de sistemas intermediários que fizessem a integração e isso custava muito mais caro”, ressalta Tatiana.

O projeto que integrou a linha OneShip da Pitney Bowes ao ambiente de pré-postagem e ao Sara levou dois anos para ser finalizado, uma vez que precisaram ser consideradas diversas limitações entre a tecnologia das máquinas e a dos sistemas dos Correios. Agora, a máquina de cubagem da Pitney funcionará com a facilidade de uma impressora ou um hardware comum, conectado ao computador da agência, na qual os dados de medição e peso das encomendas são captados automaticamente de maneira rápida e armazenados sem nenhuma atuação humana.

Para Tatiana, as agências franqueadas serão as mais beneficiadas pela integração, já que conseguirão eliminar o risco de uma taxa chamada Proter – referente à proteção contra erros de cubagem. “Se alguém mede as encomendas equivocadamente e ela for maior do que a medida informada, o franqueado paga uma taxa. Com o trabalho automatizado, as chances de erros são praticamente nulas.”

Para os Correios, os benefícios em termos de visibilidade são inúmeros. Com a popularização dos e-commerces e o surgimento de startups que realizam entregas em poucas horas, a empresa se viu obrigada a investir para realizar a distribuição. “Temos uma parceria de 20 anos com os Correios em função das máquinas de franquear cartas, alguns franqueados já adquiriram as máquinas Oneship mesmo antes da integração nativa, acreditamos que a tecnologia e a modernização podem melhorar sua percepção de valor diante do mercado”, reforça Tatiana.

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