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GPA otimiza fluxos logísticos com implementação de sistemas de gestão

Companhia investe na aplicação do TMS da Manhattan Associates; varejista também adotou o WMS, o Labor Management System, Slotting Optimization e o Supply Chain Intelligence
Por Redação em 17 de dezembro de 2020 às 10h06 (atualizado às 10h06)

O GPA, companhia varejista brasileira, divulga os resultados após a implementação do Transport Management System (TMS) da Manhattan Associates, solução que oferece suporte para o processo comercial em todas as funções de transporte e simplifica as operações logísticas mais complexas. Com mais de 800 pontos de venda, a divisão de varejo alimentar do GPA engloba as bandeiras Extra e Pão de Açúcar em todos os seus formatos – hipermercados, supermercados, postos, drogarias e lojas de vizinhança.

A tecnologia começou a ser implementada em 2019 e os objetivos eram melhorar os roteiros de abastecimento e ter uma escalabilidade no abastecimento considerando um fluxo contínuo entre inbound e outbound de forma automatizada.

O diretor de Logística do GPA, Marcelo Arantes, diz que quando se fala em otimização não foi preciso mudar os algoritmos disponibilizados pela Manhattan já, segundo ele, altamente otimizados e eficientes. Portanto, continua, o que interessou à fornecedora, e também por uma opção do GPA, era ter uma solução standard em SaaS que atendesse as principais características de abastecimento por configuração sem necessidade de extensões.

Entre as soluções adotadas o executivo destaca a possibilidade do uso de diversos modelos de frete, eliminação de pátio e filas para carga e descarga, oferta de cargas aos transportadores dando transparência, compartilhamento de responsabilidades, e possibilidade de configurações que atendem às leis vigentes, como dos motoristas.

Outro grande facilitador do processo do GPA tem sido o TMS Mobile, módulo de mobilidade para o motorista. “O grande ponto está no monitoramento logístico em tempo real das nossas entregas. De forma prática conseguimos identificar o posicionamento do veículo para ter um status da entrega e saber se está em atraso ou não, além de permitir que nossos motoristas incluam qualquer informação adicional sobre o percurso, dificuldades ou comprovação de entregas para avaliação futura do time de planejamento. Conseguimos dar essa visibilidade para as nossas lojas de forma prática”, explica Arantes.

Sistemas

O GPA também implementou o Warehouse Management System (WMS), solução de gerenciamento de armazéns da Manhattan, junto com o módulo de Labor Management System (LMS) para gestão da mão de obra, o Slotting Optimization para otimização de layouts de picking e o Supply Chain Intelligence (SCI) para gerenciamento de dashboards automatizados em tempo real.

Arantes exalta as vantagens no uso de todas as ferramentas em conjunto. “A oportunidade de melhoria nos processos de distribuição e de transporte de forma conjunta, obtendo os resultados tanto em produtividade para operação e frete, é bem maior. Temos a entrega de uma solução robusta tratando os dois sistemas que nos permite ter mais visibilidade em tempo real.”

O grupo pretende, ainda completar o rollout do TMS no primeiro semestre de 2021, e criar assim possibilidades para melhorar a malha logística, aumentando a sinergia com fornecedores e transportadores e melhorando continuamente o nível de serviço.

Outro ponto trazido pelo GPA foi o apoio da Manhattan na implementação do sistema durante a pandemia de Covid-19. “Com este trabalho remoto no confinamento tivemos todo o apoio e suporte durante o projeto, isso é muito importante. Recebemos tudo com qualidade e foco e fomos capazes de entregar tudo o que precisávamos. A implementação da suíte WMS e TMS usando a plataforma de integração da Manhattan, a Manhattan Integration Framework, vai nos permitir elevar a nossa performance em nossos fluxos de abastecimento, com processos altamente otimizados para garantir a melhor produtividade nos centros de distribuição e a melhor roteirização e execução no transporte”, afirma o gerente Geral de Desenvolvimento Logístico do GPA, Alkama El Bakkali.

Para o diretor de Vendas e Customer Success da Manhattan no Brasil, Marco Beczkowski, contribuir para a melhoria da eficiência dos processos do GPA é uma grande responsabilidade. “Vemos isto como uma enorme responsabilidade, assegurar que as nossas soluções logísticas ajudem o GPA a continuar a melhorar e a manter a sua posição de ser um dos principais líderes neste mercado.”

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