Segunda-feira, 3 de maio de 2021 - 10h27
Tecon Rio Grande certificado pela excelência dos sistemas de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
Terminal recebeu a certificação ISO 45001 que valida o compromisso com as melhorias a fim de prevenir acidentes e doenças relacionadas

A operação da Wilson Sons no Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Porto do Rio Grande (RS), recebeu a certificação ISO 45001. A norma confirma a excelência dos sistemas de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional da unidade. O terminal já é certificado com a ISO 14001, relativa à gestão ambiental, e com a ISO 9001, focada na gestão da qualidade.

“O novo reconhecimento ratifica o nosso compromisso com a melhoria contínua na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. É uma chancela internacional para o sistema de gestão do terminal, já reconhecido no mercado e, agora, verificado por um certificador independente, o Bureau Veritas”, diz o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.

A ISO 45001 adota métodos de controle abrangentes, contemplando diferentes públicos, como colaboradores, terceiros, fornecedores, além de visitantes. “Para os clientes, em especial, a norma garante que o terminal realiza os processos de maneira segura, minimizando riscos e possíveis paradas operacionais”, explica.

A equipe do terminal trabalhou durante 18 meses para alcançar a nova certificação. O projeto incluiu diagnóstico, adequações de processos e auditoria interna antes da realizada pelo órgão certificador. Colaboradores de todas as áreas e níveis hierárquicos foram envolvidos no processo. Fornecedores e agências reguladoras também participaram de campanhas, treinamentos e orientações relativas à Saúde e Segurança Ocupacional.