Quarta-feira, 19 de maio de 2021 - 10h07
ABB desenvolve e inicia comercialização de robô para agilizar sistemas de entregas de pedidos
IRB 390 FlexPacker está disponível em modelos com quatro ou cinco eixos e permite manusear uma variedade maior de itens em alta velocidade

A ABB, empresa que trabalha em tecnologias de energia e automação, investiu no desenvolvimento e começou este ano a comercialização de uma solução a fim de suprir o crescimento registrado da distribuição direct-to-consumer (D2C – direto para o consumidor) e direct-to-store (D2S – direto para a loja). Esses modelos operacionais exigem que os operadores possuam infraestrutura que proporcione flexibilidade, podendo pegar e manusear uma grande variedade de mercadorias dentre combinações bem variadas e no menor tempo possível.

Para suportar essas necessidades, a empresa concebeu e colocou no mercado o robô IRB 390 FlexPacker, disponível em variantes com quatro ou cinco eixos. Segundo a empresa, o lançamento é 35% mais rápido do que o FlexPicker IRB 360-8/1130, com 45% de aumento no volume de alcance e carga de até 15 kg.

“Estamos ajudando os varejistas conforme eles aproveitam as estratégias de multicanal para responder à demanda do consumidor por escolhas maiores. O desenvolvimento contínuo dos canais direct-to-consumer e a fusão de lojistas online atuando como varejistas e vice versa está gerando uma pressão nos sistemas de entrega de pedidos tradicionais para manusear uma variedade maior de itens em velocidade altíssimas”, diz o Managing Director Consumer Segments & Service Robotics da ABB, Marc Segura.

Projetado para indústrias de alimentos e bebidas, logística, farmacêutica e bens empacotados para o consumidor, o IRB 390 será utilizado para embalagem secundária e aplicações de cargas maiores, com a velocidade e flexibilidade para suportar a embalagem pronta para prateleira (SRP) e a embalagem pronta para o varejo (RRP).

Aplicações

Outros possíveis usos incluem embalagem secundária nos segmentos de alimentos (secos e molhados), bebidas, farmacêutico, médico, cuidados pessoais, pet care (comida e outros), CPG (bens embalados para o consumidor) e logística. O IRB 390 tem os Lubrificantes nível NSF H1 para trabalhos com alimentos e é montado com material em conformidade com FDA, apropriado para uso em ambientes higiênicos. FGO e FGG (H1) são utilizados em todos os redutores e rolamentos expostos.

O executivo ressalta que com o lançamento do IRB 390 FlexPacker, a ABB pode oferecer um portfólio maior de produtos de automação para ajudar os clientes a atenderem aos desafios mais recentes de pick e place. “Nós estamos combinando velocidade, carga e precisão do FlexPacker com a capacidade comprovada de alta velocidade de picking e packing do FlexPicker e as capacidades de visão avançada e digital twin do PickMaster Twin para ajudar nossos clientes a tornarem suas linhas mais flexíveis do que nunca, a se adaptarem ao crescimento do baixo volume, alto mix e produção com cargas maiores”, explica Segura.

Vale ressaltar que é possível montar uma solução para pré-organização e embalagem em grupo ao combinar o IRB 390 Flex Packer com o IRB 360 FlexPicker, que realiza picking e packing de alta velocidade.

Além disso, o FlexPacker também foi projetado para trabalhar com o PickMaster Twin, software de robótica da ABB para aplicações de picking e packing de fluxo aleatório por meio de sistema de visão guiada. Os recursos da tecnologia de digital twin PickMaster Twin, permitindo a construção de estações de empacotamento simuladas para otimizar o processo de picking.

De acordo com a companhia, o software aumenta a produtividade ao encurtar o tempo de comissionamento de dias para horas e tempo para execução de modificações de horas para minutos, enquanto maximiza a eficiência geral da linha. O software também apresenta um sistema de visão colorida potente que pode suportar até dez câmeras para guia de posição precisa e recurso de inspeção.