Terça-feira, 25 de maio de 2021 - 11h35
Caterpillar aposta na expansão das vendas dos caminhões autônomos
Empresa já tem frotas com o Autonomous Haulage System operando em três regiões – América do Norte, América do Sul e Austrália

A Caterpillar anuncia que acrescentou 1 bilhão de toneladas de material movimentado por caminhões autônomos usando o Cat MineStar Command for Hauling, ultrapassando assim a marca de 3 bilhões de te. Esse número, segundo a empresa, é resultado da expansão na variedade dos tipos de minérios movimentados de forma autônoma bem como a crescente oferta de caminhões de mineração Cat de diversos portes, incluindo caminhões de outros fabricantes equipados com o sistema autônomos da Caterpillar.

“Desde que ultrapassamos a marca de 2 bilhões de t, nossos caminhões autônomos entraram em mais minas e foi o primeiro do mundo a operar em uma mina de ouro. E assim que ultrapassamos o primeiro 1 bilhão de toneladas, nossa frota de caminhões autônomos expandiu quase 250%”, conta o , diretor da Cat MineStar Solutions, Jim Hawkins.

A Caterpillar tem frotas com o sistema de transporte autônomo, Autonomous Haulage System (AHS), operando em três regiões – América do Norte, América do Sul e Austrália –  em 17 minas operadas por nove clientes distintos. Os minérios extraídos usando Cat Command for Hauling incluem ferro, areias betuminosas, cobre, carvão e ouro.

A solução Cat Command for Hauling agora abrange os modelos de 190 a 360 t (210 t a 400 t curtas). Os modelos de Caminhões Autônomos oferecidos incluem Cat 789D, 793D, 793F, 797F e o 794 AC de 297 t métricas com acionamento elétrico. Já os kits de retrofit do Command estão disponíveis tanto para os caminhões de mineração Cat quanto para caminhões de outros fabricantes e outros equipamentos de carregamento.

Desde que os primeiros caminhões autônomos Cat foram encomendados em 2013, esses modelos AHS percorreram mais de 110 milhões de quilômetros, sem acidentes com afastamento associados à operação automatizada do caminhão.

De acordo com a companhia, os clientes que usam o Cat Command for hauling relatam ganhos significativos em produtividade e taxas de utilização do caminhão, com custos mais baixos por tonelada. Além disso, computam produtividade até 30% maior.

“Continuamos reduzindo o tempo entre nossos principais marcos porque, desde o contrato inicial até a implantação total, melhoramos constantemente a eficiência de implementação do Cat Command. Considerando a consistência e tendência dos marcos anteriores, prevemos ultrapassar as 4 bilhões de t movimentadas em um ritmo de tempo ainda mais rápido daquele que levamos para alcançar as 3 bilhões de toneladas”, diz o vice-presidente da Caterpillar Resource Industries, Marc Cameron.

O executivo completa ressaltando que a empresa olha para o futuro, planejando a expansão do Command for Hauling para incluir o caminhão de mineração Cat 785 de 140 t.