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Santos Brasil desenvolve aplicativo para motoristas de caminhão

Caminho Ágil permite que condutores tenham acesso a dados que facilitam sua chegada aos terminais da empresa e evita cobranças por atraso
Por Redação em 26 de maio de 2021 às 14h57 (atualizado às 15h02)

A Santos Brasil colocou no ar um aplicativo chamado Caminho Ágil para simplificar o cotidiano dos motoristas de caminhão que passam pelos terminais portuários da empresa e agilizar as operações nas suas unidades. O app foi desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação da Santos Brasil com o objetivo de ser uma plataforma de comunicação com os motoristas. Com ele, o caminhoneiro pode consultar agendamentos, monitorar viagens já realizadas e realizar seu cadastro antes de chegar ao terminal de destino, de maneira fácil e intuitiva.

Ao usar pela primeira vez o Caminho Ágil, o motorista faz seu cadastro, optando entre já ter operado nos terminais da Santos Brasil ou não. No primeiro caso, o app identifica o motorista pelo número de seu celular e envia um código SMS, que será verificado no aplicativo, gerando uma senha de acesso. Mas se o motorista está chegando a uma unidade da empresa pela primeira vez, o aplicativo inicia um processo de cadastro, solicitando uma foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cujos dados serão lidos via OCR (sigla para optical character recognition), mais três retratos feitos com a câmera do aparelho e, por fim, comparando todos estes dados em um sistema que se conecta diretamente aos dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Após a verificação, o motorista é redirecionado para cadastrar seu acesso.

Com acesso permitido ao Caminho Ágil, o condutor visualiza todos os agendamentos listados. Ao selecionar um desses agendamentos, é possível ter acesso a diversos dados gerados pelo sistema do terminal, que já passa a se preparar para receber a carga. Esses dados são o número da viagem, data e hora prevista de chegada da carga, missão, contêiner, placa do cavalo, placa do reboque e transportadora responsável pela carga.

Santos Brasil desenvolve aplicativo para motoristas de caminhão
Divulgação

Na mesma tela, há um atalho para iniciar a rota de chegada ao terminal e, ao utilizar essa ferramenta, o motorista tem acesso a um mapa com a rota traçada via GPS entre sua localização e o terminal onde ele está agendado. Além disso, é informado o tempo de trânsito, a data e a hora prevista de chegada e a comparação entre a data prevista e a data agendada, permitindo que ele saiba se está adiantado, no horário ou atrasado. Na chegada ao terminal, a menos de 1 km de distância da entrada, ele poderá realizar seu check in, informando ao terminal sua chegada iminente, evitando que seja cobrada a taxa de não cumprimento de janela, caso o motorista se atrase.

Na aba viagens são visualizadas todas as operações que o motorista realizou ou vai realizar pela Santos Brasil. Ao selecionar uma dessas viagens, é emitido o ticket de entrada e o ticket de saída, caso ele já tenha finalizado sua operação, ou ainda a GMCI (Guia de Movimentação de Contêiner de Importação) Eletrônica, um documento com QRCode exclusivo do Porto de Santos (SP) que abrange trânsitos entre recintos alfandegados da região portuária santista.

Além de tornar as operações mais ágeis para motoristas e terminais da Santos Brasil, a ideia é diminuir a ocorrência de agendamentos incorretos e de condutores sem agendamento nos gates, identificar gargalos e filas nas proximidades dos terminais, evitar cobranças incorretas de taxa de não cumprimento de prazos para chegada e melhorar o planejamento operacional, com maior previsibilidade.

De acordo com a própria Santos Brasil, a ideia para o desenvolvimento do aplicativo partiu da identificação de um gap de informação na comunicação entre transportadoras e motoristas durante a implementação dos projetos de automatização dos gates do Tecon Santos, Clia Santos e Tecon Vila do Conde.

Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de TI e inovação da Santos Brasil, percebeu-se que era algo comum o motorista não ser informado de forma fiel sobre seu agendamento, às vezes realizado de forma incorreta, com horário ou outros dados errados. “O Caminho Ágil utiliza ferramentas tecnológicas, como OCR, consulta integrada aos dados do Denatran, integração direta com os gates automatizados e reconhecimento facial. É mais uma forma de trazer transparência, agilidade e segurança não apenas para motoristas, mas para dos donos das cargas que eles transportam”, afirma. O aplicativo é gratuito e já está disponível nas lojas App Store e Google Play.

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