Sexta-feira, 11 de junho de 2021 - 15h49
Rumo anuncia nova edição do programa Acelera
Iniciativa apresenta propostas focadas na segurança e na eficiência da operação ferroviária

A operadora de ferrovias Rumo anunciou o lançamento de mais uma edição de seu programa chamado Acelera, uma iniciativa desenvolvida internamente pelos colaboradores da empresa focada em soluções que aumentam a segurança e a eficiência das operações, estimulando o empreendedorismo e capacitando profissionais para propor soluções inovadoras para o setor ferroviário.

Estruturado com base nos módulos de Inovação e Design Thinking, que considera a resolução de problemas utilizando princípios de multidisciplinaridade, colaboração e estruturação de ideias e processos, o Acelera recebeu 34 propostas de desenvolvimento, com dez delas selecionadas para a fase de capacitação em cinco módulos de treinamento. Entre os estudos previstos estão temas como desgaste dos trilhos, otimização da capacidade dos vagões, armazenamento e transporte de cargas perigosas, entre outros.

Divulgação

“É uma oportunidade de estimular o empreendedorismo e de engajar os profissionais no desenvolvimento de novas soluções na operação ferroviária”, afirma Vivian Gasperino, gerente executiva de Inovação da Rumo. “Os colaboradores apresentaram temas diversos e multidisciplinares. Acreditamos que todo colaborador pode ser um pioneiro na inovação”, acrescenta.

A capacitação dos profissionais nos treinamentos e o desenvolvimento dos protótipos serão feitos 100% na modalidade de ensino à distância. Orientado por mentores da Rumo, com lideranças das áreas de Engenharia, Manutenção, Operação e Inovação, o projeto conta com apoio da GrandDesigns, consultoria especializada na aplicação de treinamentos e cursos utilizando as metodologias de Design Thinking.

“O Acelera agora passa por uma verdadeira fase de imersão. Oferecemos todo o suporte para que as ideias possam ser desenvolvidas. No final do processo, um dos projetos será patrocinado pelo time de Inovação e colocado em prática”, explica Rafael Pinto, gerente de Inovação da companhia.

A edição anterior do Acelera foi realizada em 2019. Na ocasião, um case do gerente de Engenharia de Operação da Rumo, Rodrigo Rampinelli, desenvolveu uma ferramenta de feedback para a condução de maquinistas inspirada nos modelos das equipes de engenharia da Fórmula 1, baseado em como os pilotos são treinados.

Mais de 700 maquinistas foram treinados com a ferramenta, que passou a fazer parte do dia a dia dos maquinistas da Operação Norte da Rumo, que conduzem os trens no trajeto entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP). Desde que foi aplicado, estima-se que o projeto tenha gerado uma economia de R$ 10 milhões de reais em combustível. A Rumo pretende agora replicar o modelo e expandir o padrão de condução dos maquinistas em todas as suas operações.