Terça-feira, 29 de junho de 2021 - 14h37
Açotubo investe em novas tecnologias para as operações logísticas
Empresa digitaliza sistemas de pesagem e entrega com rastreamento de 100% das rotas

O Grupo Açotubo, distribuidora do ramo siderúrgico especializada no atendimento ao varejo, anunciou a implantação de dois novos sistemas no setor de logística, como forma de aumentar a rapidez nas operações de pesagem, garantir o rastreamento das entregas e o armazenamento de dados em arquivos digitais, proporcionando maior segurança a seus clientes. A nova balança de pesagem e as tecnologias OCR e o Sistema de Gestão de Canhoto demandaram investimentos de R$ 250 mil em infraestrutura e software.

Segundo o gerente Nacional de Operações da empresa, Robson Garcia, o novo sistema de automatização de checagem de peso facilita o processo que antes era feito de forma manual. “Percebemos mais agilidade e praticidade quanto à entrada e saída de veículos para pesagem, graças ao farol que indica o início e o término da medição. Antes, eles aguardavam a abertura da cancela feita manualmente. Outra vantagem é que o equipamento conta com software que capta a imagem da placa, faz o processamento das informações do transporte e envia para nosso sistema”. Por meio do registro de informações é possível identificar veículo e a carga e fazer consultas sobre dados da operação, como mercadoria e peso.

Divulgação

Já a tecnologia que faz a gestão de canhoto permite o registro virtual das entregas e o rastreamento de 100% das rotas, por meio de foto do canhoto assinado no momento da entrega. A imagem é feita pelos próprios motoristas. “Acompanhamos em tempo real as entregas realizadas sob o registro em imagem. Com isso, ganhamos agilidade na consulta de pedidos, recebimentos e cobranças pelas áreas Comercial e Jurídica, com um arquivo digital”, explica Garcia.

A implementação do sistema está sendo realizada em três fases: a primeira envolve a área de Tubos e Aços, seguida das outras unidades de negócios e filiais, com o treinamento da equipe com profissionais de TI responsáveis pelo monitoramento, seguidos dos motoristas.