Quarta-feira, 28 de julho de 2021 - 15h18
ABB adquire a fabricante de robôs autônomos Asti
Negócio acrescenta soluções de robótica e automação ao portfólio da empresa

A ABB anunciou a aquisição da fabricante de robôs móveis autônomos (AMRs, na sigla em inglês para autonomous mobile robots) Asti Mobile Robotics, com o objetivo de expandir seu portfólio de automação e robótica.

A novidade, de acordo com a própria ABB, faz parte da estratégia de crescimento externo da empresa. A compra foi assinada em 19 de julho e a expectativa é que sua conclusão seja feita até o final de 2021. Ambas as partes concordaram em não divulgar os valores envolvidos na negociação.

Fundada em 1982, a Asti está sediada em Burgos, na Espanha, e emprega mais de 300 funcionários na Espanha, França e Alemanha. A participação majoritária da empresa é de Veronica Pascual Boé, que também é a CEO. Outros acionistas incluem o investidor europeu Keensight Capital. Hoje, a empresa dá suporte a uma das maiores frotas instaladas de AMRs da Europa e possui uma ampla base de clientes nos segmentos automotivo, de logística, alimentos e bebidas e farmacêutico em 20 países. Desde 2015, a empresa vem registrando um crescimento anual de cerca de 30%.

“Com seu amplo portfólio na indústria, conjunto de software e vasta experiência em segmentos em crescimento, a Asti é a escolha perfeita para nós, visto que damos suporte para nossos clientes com a próxima geração da automação flexível”, destaca Sami Atiya, presidente do Negócio de Robotics e Discrete Automation na ABB. “Com essa aquisição, a ABB será a única empresa a oferecer um portfólio completo de automação de AMRs, robôs e soluções de automação, desde a produção até a logística e ao ponto de consumo e venda. Essa é uma revolução para nossos clientes à medida em que eles se adaptam ao consumidor individualizado e aproveitam oportunidades apresentadas por mudanças consideráveis em sua demanda”.

“A visão da ABB é uma combinação perfeita para nós, visto que damos suporte à flexibilidade e competitividade de nossos clientes ao acelerar a automação na área de trabalho”, diz Veronica Pascual Boé, CEO da Asti. “Essa é a próxima fase empolgante de nossa jornada e juntos iremos acelerar nossos planos de inovação, expandir nossos serviços globais ao cliente, rede de parceiros, capacidade de produção e execução e alavancar o acesso ao mercado da ABB globalmente e, principalmente, na China. Estou muito contente em me juntar aos executivos da robótica e liderar o negócio de AMR para entregar um plano de crescimento ambicioso”.

O portfólio de produtos da Asti inclui veículos de reboque autônomos, soluções para intralogística e e-commerce, transportadores de produtos e movimentadores de caixas, bem como uma oferta abrangente de softwares, que vai desde a navegação e o controle de veículos até a gestão de frotas e pedidos e sistemas de rastreabilidade baseados em nuvem.

Com a aquisição, a Espanha se torna a sede do negócio AMR da ABB, comandada por Veronica. A empresa pretende expandir consideravelmente sua capacidade de produção para suportar o crescimento de vendas planejado na Europa e nas Américas. Para facilitar o potencial crescimento de AMRs na Ásia, a ABB também pretende criar um hub dedicado ao negócio em Shanghai em 2022.