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Infracommerce planeja expandir serviço de same day delivery

Algoritmo de projeção de demanda utilizado determina os locais onde as vendas estarão concentradas a fim de otimizar uma das estratégias, a de middle mile
Por Redação em 29 de julho de 2021 às 14h40

A Infracommerce, empresa de soluções digitais para e-commerce e que desenvolve produtos no conceito de customer experience as a service (CXaaS) no Brasil, informa que irá começaa a expandir o serviço de same day delivery para outras capitais do país, após iniciar o processo pela cidade de São Paulo.

Segundo a Head de Transportes da Infracommerce, Glória Porteiro, a meta é garantir que o produto chegue no mesmo dia e em excelente estado. Além disso, continua, a empresa trabalha para levar essa experiência a mais clientes de outras partes do país, o que incrementa as vantagens competitivas da companhia.

A executiva diz que o uso de inteligência artificial, aliado à análise de dados, contribui para que as entregas sejam rápidas e assertivas, uma vez que o trabalho em todos os pontos da jornada do consumidor está sendo realizado de forma estratégica e eficiente. “Nossa prioridade é fazer com que o consumidor tenha sempre uma experiência de qualidade durante toda sua jornada de compra”, afirma Glória.

Para ela, a agilidade do processo precisa começar já no centro de distribuição (CD), com a roteirização dos pedidos, picking e packing automatizado, digitalização da logística, otimização de ocupação dos caminhões e uso de própria frota, tudo funcionando de forma conjunta. “A implementação do same day delivery veio para completar o trabalho estratégico que temos feito em nossa logística. Trabalhar com tecnologia de ponta em todas as partes dos processos nos ajuda a ser mais eficientes em custo e rapidez na entrega para que mais consumidores sejam surpreendidos de forma positiva”, aponta Glória.

Além do uso de tecnologia, manter o CD e dark stores em lugares estratégicos espalhados pelo Brasil ajuda a agilizar as entregas, porque a Infracommerce tem uma alta concentração de pedidos por origem e isso torna mais fácil a otimização de rotas. Diante deste cenário, o algoritmo de projeção de demanda determina os locais onde as vendas estarão concentradas, de modo que a estratégia de middle mile seja otimizada via dark stores, o que possibilita fazer avanços de estoque e atender o consumidor em horas, ou até em minutos.

“Hoje, nós conseguimos entregar em até quatro horas para um cliente do segmento de luxo, em endereços de São Paulo capital, e proporcionar para esses consumidores uma experiência diferenciada que, na maior parte das vezes, é mais rápida do que o deslocamento para a compra em uma loja física”, garante Glória.

Atualmente, a Infracommerce conta com dez CDs em capitais como Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, além do interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, e tem planos para expansão. “Temos uma base com todo o histórico de compras dos nossos clientes e análises que nos mostram onde eles mais consumiram e o quê e, a partir daí, conseguimos otimizar melhor os estoques de cada Dark Store uma vez que o abastecimento com novos produtos será mais certeiro”, explica a Head de transportes da Infracommerce.

Tecnologia

A executiva conta que por meio da análise preditiva, as empresas conseguem analisar dados sobre o comportamento dos consumidores, como quais produtos ele mais compra e onde, além de fazer uma projeção de quais outros produtos ele também poderia comprar, baseado no seu histórico, a chamada venda cruzada. E antecipar situações, ou vendas, permite às empresas adotarem um comportamento mais proativo e, por que não, mais certeiro também.

A partir desse histórico, uma predição do que pode realmente vender no futuro é criada, além deum estudo de probabilidades sobre a venda de um item em conjunto com outro, tudo para compor melhor a cesta que o consumidor pode querer.

“Nosso objetivo é que o cliente faça suas compras e tenha uma experiência unificada, recebendo os produtos de uma só vez. Diferente de outros marketplaces, que enviam itens de um pedido separadamente, a Infracommerce se preocupa em montar seus fluxos e processos para que isso não ocorra. Receber tudo de uma vez faz parte da experiência única que queremos proporcionar aos nossos consumidores”, afirma Glória.

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