Terça-feira, 3 de agosto de 2021 - 11h33
Correios adotam tecnologia de rastreio via RFID com padrão GS1
Tags permitem identificar, rastrear e gerenciar os itens de forma individual ou em lotes

Os Correios anunciaram a adoção da tecnologia de radiofrequência (RFID, na sigla em inglês de Radio Frequency Identification) para o rastreamento de objetos do fluxo postal, com parceria da Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil na implantação.

A tecnologia utilizada tem como base o padrão global EPC/RFID. A GS1 promove a identificação dos objetos postados com dois de seus principais padrões, o SGTIN (Número Global de Item Comercial Serializado) e o SSCC (Código de Série de Unidade Logística). A identificação é feita por meio de etiquetas inteligentes com tecnologia de radiofrequência com leitura automática, o que permite identificar, rastrear e gerenciar os itens de forma individual ou em lotes, diminuindo a interação manual de cargas.

Em seu portal, os Correios apresentam uma cartilha comercial com todas as informações sobre o uso e aplicação da tecnologia no rastreamento das encomendas. A empresa também colocou no ar a hotpage do RFID. Nela, os clientes podem obter mais informações sobre os critérios de acesso à solução e seus benefícios.