Terça-feira, 31 de agosto de 2021 - 11h38
Usaflex transfere centro de distribuição para a cidade de Serra
Mudança da capital paulista para o Espírito Santo chega para atender com mais eficácia as vendas realizadas pelo e-commerce

A indústria de calçados Usaflex, a fim de reforçar o atendimento de suas vendas pela e-commerce, transferiu seu centro de distribuição (CD) da capital paulista para a cidade de Serra (ES). Segundo a empresa, a mudança, que demandou investimento de R$ 250 mil – desenvolvimento de integração de sistemas e a operação da transferência do estoque – foi o primeiro passo para o processo de internalização das operações da loja virtual.

Vale lembrar que dados da companhia dão conta que seu faturamento com as vendas on-line triplicarem em 2020 em relação ao ano anterior e a expectativa é de que até 2025 os canais digitais da marca representem entre 15% e 20% do faturamento.

O diretor de Digital da Usaflex, Lucas Neves, diz que com o novo CD a companhia tem a gestão completa da operação logística e permanece na região Sudeste, que representa aproximadamente 60% dos pedidos da loja on-line, o que permite reduzir os prazos de entrega.

“Num primeiro momento, o novo espaço localizado no Espírito Santo atende à loja virtual da marca, mas estamos avaliando a possibilidade de abastecimento das franquias por esse local em breve, tudo pensando na experiência e na jornada do nosso consumidor omnichannel”, complementa Neves.

Já o diretor Industrial da Usaflex, Marcelo Guimarães, afirma que o principal benefício com a mudança é a redução de custos da operação. “Esse fator possibilita maior oferta e opções de entrega, além de permitir alavancar o nível de serviço digital, oferecendo uma melhor experiência aos nossos clientes, com foco no omnichannel, gestão ágil e personalizada, resultando em crescimento do canal e aumento do faturamento.”

Estrutura

Guimarães explica que como a maioria das lojas virtuais brasileiras a Usaflex atua com fornecedores logísticos que dispõem de um centro de distribuição, atendendo marcas de diversos segmentos. O diretor Industrial conta que após uma avaliação dos players locais, a empresa optou pelo CD Serra Park Log, que possui mais de 100 mil m² de área e conta com tecnologia para garantir o despacho dos pedidos em D-zero – no mesmo dia.

A gestão do novo centro logístico é realizada pela matriz da Usaflex em Igrejinha (RS), assim como o centro já existe que concentra a produção da indústria, abastecendo lojas multimarcas no Brasil e no exterior, além de todas as franquias.

“Num primeiro momento, o novo espaço localizado no Espírito Santo atende à loja virtual da marca, mas estamos avaliando a possibilidade de abastecimento das franquias por esse local em breve”, acrescenta Neves, diretor de Digital da Usaflex.