Quarta-feira, 1 de setembro de 2021 - 15h36
Bridgestone e Einride firmam acordo voltado a caminhões elétricos e autônomos
Empresa será fornecedora exclusiva de pneus para os veículos da parceira nos Estados Unidos

A Bridgestone Americas e a fabricante sueca de caminhões Einride anunciaram um acordo com o objetivo de cocriar soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis ​​para veículos elétricos e autônomos. A colaboração permitirá que a Einride utilize as informações de segurança e eficiência dos pneus da Bridgestone em suas plataformas a bordo.

Com a novidade, a Bridgestone se torna parceira oficial de lançamento da Einride nos Estados Unidos e fornecedora exclusiva de pneus da empresa no mercado norte-americano. Por sua vez, a Einride fornecerá caminhões elétricos conectados e serviços digitais. A parceria visa aumentar a frota de veículos eletrificados da Bridgestone ao longo do tempo e reduzir a pegada de carbono da empresa. A princípio, os caminhões transportarão o estoque de produtos da Bridgestone entre a fábrica de pneus para caminhões comerciais e a instalação de distribuição, ambas localizadas no estado do Tennessee.

Divulgação

“Estamos extremamente entusiasmados com essa parceria e com a oportunidade de acelerar o nosso objetivo comum de criar soluções inovadoras para frotas, ao mesmo tempo que avançamos na transformação da Bridgestone em uma empresa de soluções sustentáveis”, afirma Nizar Trigui, diretor de Tecnologia e Presidente de Negócios de Soluções da Bridgestone Americas. “Há muita dedicação para inovação nesse relacionamento, incluindo o uso de dados de veículos e pneus, além de análises avançadas para impulsionar a eficiência, segurança e mobilidade da frota de baixo carbono”.

As metas ambientais globais da Bridgestone incluem uma redução de 50% de sua pegada de carbono até 2030 e a neutralidade até 2050, bem como pneus feitos de materiais 100% renováveis ​​até 2050.

“A parceria com a Bridgestone é uma grande combinação para nós, tanto do ponto de vista comercial quanto técnico”, destaca Niklas Reinedahl, gerente geral da Einride North America. “Temos um ambicioso plano de negócios para transporte elétrico e autônomo nos EUA, bem como planos inovadores para melhorar nossas capacidades, aproveitando a tecnologia do pneu como sensor e as percepções derivadas dos dados dos pneus”.