Quarta-feira, 29 de setembro de 2021 - 10h47
Geodis lança plataforma para gerir devolução de produtos
Novidade combina a tecnologia digital com a rede de transporte internacional e experiência em logística da empresa

A Geodis disponibiliza ao mercado um serviço de gerenciamento de devoluções de produtos. Agora,  varejistas e e-commerces poderão se beneficiar de uma solução tecnológica e logística ponta a ponta que cobre toda a cadeia de valor, desde a orquestração de pedidos até o gerenciamento de devoluções de produtos, disponível em toda a Europa.

A novidade – um serviço logístico reverso – combina a tecnologia digital com a rede de transporte internacional e sua experiência em logística da Geodis. Esta solução, a Geodis turnkey, foi projetada para liberar varejistas e varejistas eletrônicos do gerenciamento operacional de devoluções de produtos. Inclui a declaração de devoluções ao consumidor, coleta e identificação do produto e entrega dos itens de volta ao estoque.

Para os aspectos digitais da ferramenta, a empresa selecionou a companhia francesa ShopRunBack, que opera em mais de 100 países. Ele fornecerá aos varejistas e e-comerciantes sua plataforma de gerenciamento de devoluções de marca branca, que pode ser acessada de todos os sites de comerciantes. Nesse sistema, o consumidor seleciona o produto a ser

devolvido e o motivo da devolução e escolhe a forma de coleta. O pacote pode ser retirado na casa do consumidor ou deixado em um ponto de entrega.

Os serviços da Geodis são responsáveis pela coleta e transporte dos produtos até ao armazém, bem como por todo o processo de controle, triagem, reembalagem para envio e, se for caso disso, reciclagem, de

acordo com os princípios da economia circular. Todas estas operações logísticas são prescritas de acordo com a política de devolução previamente definida. Tanto os varejistas quanto os consumidores podem acompanhar o andamento da solicitação de devolução e o status do reembolso em tempo real.

“Seguindo o sucesso da gama de soluções Geodis eLogistics dedicadas à experiência do cliente, desde o gerenciamento de pedidos até a entrega, queríamos trabalhar na experiência pós-venda, que é uma elemento crucial na satisfação do cliente. Agora estamos oferecendo uma solução tecnológica e de eLogística integrada de ponta a ponta que não tem equivalente no mercado”, diz o vice-presidente de e-Commerce da Geodis, Ashwani Nath.

Já o CEO da ShopRunBack, Eddy Richauvet, afirma que a empresa irá apoiar a Geodis no gerenciamento de devoluções como parte de sua estratégia global de comércio eletrônico. “Esta decisão reconhece a experiência da ShopRunBack em logística reversa e demonstra a maturidade de nossa tecnologia, que nossos comerciantes têm usado por mais de 7 anos.”