Quarta-feira, 13 de outubro de 2021 - 10h10
JSL adota sistema de tecnologia e reforça proteção das cargas de e-commerce
Veículos contam com um dispositivo de segurança eletrificado, que em caso de tentativa de acesso não autorizado à carga emite um arco elétrico

A JSL desenvolveu e adotou um novo sistema de tecnologia que tem como meta reforçar a proteção das cargas de e-commerce transportadas em sua frota de caminhões. Agora, os veículos contam com um dispositivo de segurança eletrificado, que em caso de tentativa de acesso não autorizado à carga, seja por rompimento ou perfuração do baú, emite um arco elétrico de 20 mil volts repelindo instantaneamente os agressores com uma descarga de energia de alto impacto, porém não letal.

Segundo o gerente de operações da JSL, José Mario Freitas, esse é um dispositivo importante que amplia a segurança para cargas de alto valor agregado. “Transformamos nossas carretas num verdadeiro cofre para atender com total qualidade o mercado de e-commerce.”

Divulgação

O sistema funciona com placas energizadas colocadas em toda a parte interna do baú do caminhão, combinadas com um mix de materiais que oferecem isolamento e resistência física. A companhia ressalta que tudo isso ocorre sem nenhum risco aos motoristas e trabalhadores, na medida que o dispositivo só ativa em caso de tentativa de violação ou perfuração do baú.

Já os comandos remotos de ativação só podem ser executados pela Central de Monitoramento, sendo o acionamento e a desativação totalmente independentes da ação do condutor do veículo.

O novo dispositivo é combinado ainda a um sistema que, além de acionar a eletrificação, também gera o bloqueio do veiculo, dificultando qualquer tentativa de deslocamento.

Para a empresa, mais do que um investimento, a novidade se configura um padrão de segurança que garante um processo de logística da carga sem contratempos.