Terça-feira, 19 de outubro de 2021 - 10h15
Ativa Logística aplica placas solares para refrigeração de baús
Sistema possui um motor movido a diesel e uma bateria interna, ambos independentes

A Ativa Logística iniciou um projeto piloto com caminhões que receberam a instalação de placas solares, que geram energia para o sistema de refrigeração dos baús e outras tecnologias embarcadas nos caminhões. O sistema possui um motor movido a diesel e uma bateria interna, ambos independentes. Desta maneira, o motor gera energia para a bateria, e esta, fornece energia para o refrigerador.

A companhia divulga que os testem em andamento acontecem no estado de São Paulo, principalmente nas cidades de Campinas, Bauru, Itapevi, Ribeirão Preto e São Paulo. As análises ocorrem em operações logísticas no estado de São Paulo, principalmente nas cidades de Campinas, Bauru, Itapevi, Ribeirão Preto e São Paulo.

O gerente de Inovação da Ativa Logística, Alex Nunes, diz que a meta é implantar a tecnologia em toda a frota da empresa, hoje composta por 800 veículos, a fim de reduzir o consumo de diesel e aumentar o tempo de vida útil das baterias. “Com a placa solar, a bateria deste sistema é constantemente carregada, com isso, reduzimos de forma significativa o acionamento do motor e, consequentemente, reduzimos o consumo de diesel.”

O executivo ressalta que a utilização das placas solares também proporciona aumento de até 40% do tempo de vida útil da bateria, além de reduzir a quantidade de vezes que o motor do sistema de refrigeração ou do veículo são acionados para alimentar as baterias.

Os veículos que receberam as placas solares são utilizados nas operações de coletas de mercadorias, distribuição e transferências entre unidades da Ativa Logística.

A empresa conta que a instalação das placas solares nos caminhões é uma ação do projeto “Sustentabilidade Ativa” que tem como principal objetivo ainda a redução dos impactos ambientais nas soluções logísticas fornecidas.