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Tiplam implanta sistema de embarque simultâneo com dois carregadores

Novo modelo operacional visa melhorar a utilização dos ativos e proporcionar mais eficiência nas operações de exportação
Por Redação em 5 de novembro de 2021 às 15h51

A VLI implementou um sistema de embarque simultâneo com dois carregadores em um mesmo navio no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado no Porto de Santos (SP), aumentando exponencialmente a produtividade dos embarques de açúcar e grãos.

Por meio da técnica, as operações alcançam uma taxa efetiva de carregamento de 4.400 toneladas por hora, fazendo dos embarques no Tiplam os mais ágeis para insumos do gênero, de acordo com a própria VLI. Esse parâmetro representa um ganho de até 24 horas nos embarques em um navio que transporta 60 mil toneladas na comparação com os carregamentos que utilizam um único ship loader.

“A eficiência é a principal estratégia da VLI para gerar valor ao negócio. Apenas em 2020 nossas atividades portuárias movimentaram mais de 60 milhões de toneladas de insumos. Cerca de 20% da safra brasileira de grãos e açúcar é movimentada pela companhia. Esse número representa o quanto a eficiência nas operações é importante para a balança comercial brasileira”, afirma o gerente-geral de Operações do Sistema Sudeste, Denílson Fernandes.

O novo procedimento foi estudado em conjunto pelas áreas de Operação e Manutenção e, em setembro deste ano, foi realizada uma operação teste que confirmou os indicativos de aumento de eficiência previstos. Cada carregador tem capacidade para escoar até 3 mil toneladas por hora e, para viabilizar mais agilidade no processo de manejo e carregamento das embarcações, é preciso mensurar e considerar as características de cada navio, uma vez que é necessário retirar água na mesma velocidade com a qual se executa o despejo de grãos no interior.

Responsável por 23% da soja e do milho exportados pelo Brasil, além de 20% da safra de açúcar e grãos, o Tiplam responde também por 22% de todo o açúcar exportado pelo Porto de Santos e tem se consolidado como um ativo referência no sistema logístico nacional, fruto de investimentos contínuos que somam R$ 4,5 bilhões, nos últimos anos.

O Tiplam movimentou, em 2020, 12,6 milhões de toneladas entre grãos, açúcar e fertilizantes. Esse volume é 16,3% maior que as 10,9 milhões de toneladas movimentadas no terminal em 2019 e 31,4% maior que os 9,6 milhões movimentados em 2018. No terminal, a integração com o modal ferroviário e a chegada de 100% da carga exportada pelos trilhos torna o processo de escoamento de produtos mais ágil e permite, por dia, o recebimento médio de seis composições, cada uma com 80 vagões, responsáveis pela entrega de 35 mil toneladas entre açúcar e grãos no período da safra.

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