Operador logístico afirma ser o primeiro no Brasil a deter ISO 14001
Com o objetivo de conscientizar seus colaboradores quanto à esponsabilidade sócio-ambiental, a McLane do Brasil implementou, em janeiro de 2005, um projeto intitulado Sistema Integrado de Gestão (SIG). Com isso, divulga, tornou-se o primeiro operador logístico no Brasil a obter o ISO 1400 (Sistema de Gestão Ambiental), recebido em agosto de 2006. Além dele, a companhia possui o ISO 9001:2000 (Gestão da Qualidade), conquistado em dezembro de 2005, e OHSAS 18001 (Gestão da Segurança e Saúde Operacional), também obtido em agosto do ano passado.
Antes de conquistar as três certificações e investir numa série de iniciativas, a empresa modificou a operação em seus cinco centros de distribuição, três em São Paulo – Barueri, Anhangüera e Cajamar –, um em Camaçari (BA) e outro em Canoas (RS). O primeiro passo foi a adoção do método 5S em organização e limpeza e a padronização de todos os procedimentos das unidades.
O passo seguinte foi a introdução de diversas práticas ambientais, como reciclagem de papel, papelão e plástico, separação do óleo e tratamento da água enviada à rede pública após a manutenção das empilhadeiras, o correto descarte dos produtos, o controle de vazamento de óleo e o nível de gás carbônico emitidos pelos caminhões.
Algumas ações já têm resultados. Em abril deste ano, por exemplo, a empresa instalou no CD de Barueri (SP) coletores seletivos de lixo. A iniciativa gerou o recolhimento de 5,5 mil quilos de papelão e mais de 13 toneladas de plásticos.
A implementação das práticas, contudo, exigiu investimentos em treinamento dos funcionários nas áreas de segurança no trabalho e meio ambiente. A gerente de Recursos Humanos e Qualidade & Métodos da McLane, Sandra Sabaté , comemora os resultados. “Estamos conseguindo conscientizar nossos colaboradores no que tange à qualidade, meio ambiente e segurança. A McLane acredita e ensina que cada um é responsável por sua integridade física e daqueles que estão ao seu redor. Esperamos que estes ensinamentos transcendam ao ambiente profissional”, destaca Sandra.
A executiva explica o porquê da ação. “Atualmente, a maioria das grandes corporações exige que seus funcionários estejam preocupados com a qualidade dos serviços, impactos ambientais e riscos que a operação pode oferecer aos seus colaboradores e ao meio ambiente”, afirma. Para ela, o programa SIG coloca a McLane um passo à frente de outros provedores logísticos brasileiros, já que as certificações comprovam excelência e preocupação com a melhoria contínua das operações.
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