A Suzano selecionou a Imediato Nexway, operadora logística de Ribeirão Preto, para gerenciar seu novo Centro de Distribuição (CD) localizado em Americana, no interior de São Paulo. O armazém foi desenvolvido com o objetivo de atender à unidade industrial da companhia em Limeira, ampliando a eficiência da cadeia de suprimentos e acompanhando os projetos de expansão da empresa.
A nova estrutura foi instalada em imóvel reformado sob o modelo Built-to-Suit (BTS), anteriormente ocupado pela fábrica de tapetes Tabacow. A adaptação visou atender demandas específicas da operação logística da Suzano. De acordo com o head de Logística da empresa, Davi Fabrício Teixeira, o CD permitirá o armazenamento e a distribuição de produtos com maior agilidade e proximidade da planta industrial.
O centro será responsável por armazenar e distribuir a produção da unidade de Limeira, onde é fabricada a celulose Fluff (Eucafluff®), utilizada em fraldas, absorventes e outros itens de higiene. O local também servirá de suporte para a linha de bioprodutos desenvolvidos pela empresa, como copos, canudos e embalagens de base florestal. Segundo Teixeira, o armazém foi planejado para absorver demandas futuras provenientes de inovações da área de desenvolvimento da companhia.
Com 30.000 m² de área construída, 16 docas e operação ininterrupta, o CD foi desenhado para ser versátil em relação ao tipo de carga e ao perfil dos veículos. A estrutura comporta desde graneleiros até contêineres e cargas secas, com foco em flexibilidade operacional.
A escolha da Imediato Nexway se deu após processo de concorrência conduzido pela área de Suprimentos da Suzano. Com quase cinco décadas de atuação, a empresa já atende a grandes clientes nos setores de e-commerce, alimentos, bebidas, agronegócio e bens de consumo. A operadora foi selecionada com base em critérios como capacidade de execução de migrações logísticas complexas, experiência em operações multissetoriais e disponibilidade de tecnologias e equipes especializadas. O modelo de contratação é do tipo contrato dedicado.
Para a Imediato Nexway, a operação representa a entrada no setor de papel e celulose. Segundo seu CEO, Beto Zampini, a parceria amplia o escopo da empresa no mercado de soluções logísticas e abre novas oportunidades de atuação.
A localização do armazém foi considerada estratégica. A substituição do antigo CD de Campinas por um centro em Americana tem como objetivo reduzir riscos logísticos associados à travessia da Rodovia Anhanguera, principal eixo da região. A mudança busca ainda ampliar a sinergia com a fábrica de Limeira, com ganhos em tempo e segurança de transporte.
O novo CD incorpora diretrizes de sustentabilidade alinhadas às metas ESG da Suzano. Entre as medidas adotadas estão o reaproveitamento de água da chuva, logística reversa de paletes, compostagem de resíduos orgânicos e gestão de resíduos com política de destinação zero para aterros. A energia consumida será proveniente de fontes renováveis fora do grid convencional, e a frota de equipamentos operacionais será composta por empilhadeiras elétricas, com infraestrutura preparada para veículos pesados movidos a eletricidade.
Segundo Teixeira, embora a estrutura não conte com automação plena, o projeto priorizou ganhos operacionais por meio da organização de layout e processos de entrada e saída de cargas. A Imediato Nexway também contribuiu para a concepção do desenho interno do armazém.
O novo CD está localizado em uma área que cobre polos industriais como Campinas, Limeira, Jundiaí e Americana. A proximidade com a Anhanguera facilita o escoamento de produtos para os principais centros do interior paulista. Há, ainda, reserva de espaço físico para futuras expansões, conforme o crescimento das operações.