As tarifas de pedágio em rodovias concedidas no Estado de São Paulo foram reajustadas a partir de 0h desta terça-feira, 1º de julho. A medida atinge 14 das 21 concessionárias que operam sob regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado de São Paulo (Artesp). A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado em 24 de junho.
A concessionária Entrevias terá seus valores reajustados no próximo domingo, 6 de julho. Outras operadoras — incluindo Eixo SP, Econoroeste, ViaPaulista, Novo Litoral, Sorocabana e Raposo-Castello — possuem datas distintas para a aplicação dos novos valores.
Conforme a Deliberação nº 258/25, os reajustes variam entre 3,87% (Via Colinas) e 10,71% (Ecovias Imigrantes). Para a Concessionária Tamoios, o aumento será de 5,37%.
A Artesp informou que o índice utilizado como base para o cálculo foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com variação acumulada de 5,32% no período entre maio de 2024 e maio de 2025.