A MAN Latin America encerrou 2011 com recorde de vendas de caminhões. Foram 50.829 veículos licenciados no ano, entre caminhões Volkswagen – fabricados no Brasil – e importados que carregam a marca MAN. Os números conferiram uma participação de 29,7% no mercado de caminhões acima de cinco toneladas no Brasil. Somando-se também as vendas de ônibus (gerando um total de 61.968 veículos no ano), a MAN atingiu um crescimento de 18% em relação a 2010.
Segundo Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, a montadora vem focando também na exportação dos modelos desenvolvidos no Brasil. “Em 2011 embarcamos 9.500 caminhões e ônibus para mais de 30 países em todo o mundo – um crescimento de 17,4% em relação ao ano anterior”, conta o executivo.
Investimentos
Entre 2012 e 2016, a MAN Latin America planeja investir cerca de R$ 1 bilhão no Brasil para ampliar suas operações em território nacional. O principal objetivo é aumentar a oferta de veículos comerciais das marcas Volkswagen e MAN, passando inclusive a atuar em nichos de mercado ainda não explorados e aumentando a capacidade produtiva. No ano passado, a montadora adquiriu mais 1,5 milhão de m² em Porto Real (RJ) para abrigar o futuro Centro Logístico de Vendas.
Além desses investimentos, três fornecedores ficarão mais perto da fábrica da montadora em Resende (RJ). Meritor, Maxion e Suspensys terão fábricas nos arredores da MAN Latin America, em um terreno de 100 mil m². O processo de terraplanagem já foi iniciado para a preparação das construções prediais e as empresas, que facilitarão o processo de pré-montagem, logística e distribuição de peças, começarão a operar a partir de junho de 2012.