A Ultracargo iniciou neste mês as operações de seu novo terminal no município de Palmeirante, no Tocantins. O projeto recebeu aporte de R$ 160 milhões e representa um avanço na estratégia da companhia de expandir sua presença no interior do Brasil e apoiar o crescimento do agronegócio.
Para consolidar o corredor logístico do Nordeste, a empresa construiu um desvio ferroviário de 1,6 km que conecta o terminal à malha da VLI e ao Porto do Itaqui (MA). A solução garante mais eficiência, sustentabilidade e previsibilidade no transporte de combustíveis, ampliando a movimentação para o interior do Maranhão, Tocantins, Pará e Mato Grosso.
Entre os principais benefícios da estrutura estão o maior escoamento de combustíveis e biocombustíveis para o agronegócio, menor dependência de rotas rodoviárias, redução das emissões de gases de efeito estufa e maior previsibilidade nas cadeias de abastecimento.
“O terminal representa uma oportunidade estratégica para nossos clientes atuais e potenciais, que passam a contar com uma alternativa logística mais eficiente e competitiva, com acesso facilitado ao modal ferroviário e custos reduzidos”, afirma Raphael Nascimento, diretor Comercial e de Planejamento da Ultracargo.
Segundo Fulvius Tomelin, presidente da Ultracargo, a inauguração do terminal é um marco na estratégia da companhia. “Ao ampliar nossa presença no Tocantins e estabelecer uma conexão direta com o Porto do Itaqui, damos um passo importante para fortalecer setores fundamentais para o país, contribuindo com o desenvolvimento da região e gerando valor direto para nossos clientes e para a sociedade”, afirma.
Estrutura e segurança
O novo terminal possui capacidade de armazenagem de 23 mil m³, distribuídos em 13 tanques, sendo 12 destinados a combustíveis e biocombustíveis. Também conta com linhas férreas exclusivas de 1,6 km, Central de Transferência de Produtos (CETRAN) sem mangotes — solução mais moderna e segura — e sistema avançado de proteção ambiental e contra incêndio.
Práticas sustentáveis foram incorporadas durante a construção, incluindo o reaproveitamento de água para testes hidrostáticos e a destinação adequada de resíduos.
Com a nova unidade, a Ultracargo passa a operar dez terminais distribuídos pelo país, superando 1 milhão de m³ de capacidade de armazenagem.