
A VLI concluiu duas captações de debêntures que somam R$ 2 bilhões para investimentos na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. As operações, liquidadas neste mês, representam o maior volume de recursos obtido pela companhia por meio desse instrumento financeiro. Os títulos têm vencimento entre 10 e 12 anos e foram coordenados por Itaú, Bradesco, Santander e BTG.
Os recursos destinados à FCA serão aplicados em manutenção e melhorias da via permanente, incluindo troca de trilhos e dormentes, com impacto direto na elevação da velocidade média de circulação dos trens. A VLI encomendou aproximadamente 9 mil toneladas de trilhos, equivalentes a cerca de 230 quilômetros de extensão linear. Também estão previstas obras de recuperação e instalação de novos guarda-copos em pontes e pontos de travessia de pedestres.
No Tiplam, os investimentos contemplam reforço e renovação de estruturas móveis e fixas, como armazéns, carregadores e correias transportadoras. O plano inclui ainda melhorias nos berços de atracação, com o objetivo de ampliar a segurança das operações de embarque em condições climáticas adversas.
O terminal atua como ponto estratégico dos fluxos de importação e exportação do Corredor Sudeste da VLI, que movimenta cargas como açúcar, grãos e fertilizantes oriundos de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. A movimentação de exportação ocorre integralmente por ferrovia, reduzindo emissões de CO₂ em relação ao transporte rodoviário e diminuindo a demanda por caminhões na Baixada Santista.