A Scania escolheu a Agrishow 2025, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, para lançar oficialmente o caminhão a gás RH 460 6x4 X-gas, reforçando sua liderança na transição para um transporte mais sustentável. O modelo se destaca pela tração 6x4, potência de 460 cv e autonomia de até 450 km com gás ou biometano, ideal para operações do agronegócio de média e longa distância.
Com 311 m³ de gás armazenado em cilindros e duas opções de CMT (90 ou 150 toneladas), o novo caminhão foi o grande destaque no estande de 600 m² da marca, que conta ainda com outros modelos da linha rodoviária e fora de estrada, além de um motor a gás de 13 litros voltado para geração de energia em diferentes setores.
Segundo Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Brasil, o RH 460 chega para ampliar as possibilidades dos clientes do agro. “É o caminhão ideal para quem busca sustentabilidade, força e menor custo operacional. O modelo vem com a cabine R, a mais vendida da Scania, e se beneficia da nova legislação que permite 1 tonelada a mais no eixo dianteiro para veículos com propulsão alternativa.”
Soluções completas para o Agro
O portfólio incluiu ainda o rodoviário Super 500 RH 6x4 (500cv, CMT 90t), o canavieiro G 560 6x4 XT (560cv, CMT 150t), o P 280 6x4 XT – Light Construction (280cv, CMT 150t) e a nova motorização Super 500 para tração 6x4, ampliando as alternativas para aplicações severas.
Tecnologia com menor impacto ambiental
Os caminhões a gás da Scania utilizam motores Ciclo Otto, com funcionamento 100% a gás natural, biometano ou ambos, sem necessidade de conversão. Garantidos de fábrica, entregam desempenho comparável ao diesel, com ruído reduzido e até 90% menos emissões de CO₂ quando abastecidos com biometano.
Desde 2019, a Scania já comercializou 1.500 caminhões a gás no Brasil, sendo pioneira no segmento.
Destaque no campo
Em parceria com a Megatec, a Scania apresenta o MGTraktor XT, baseado no modelo G 560 6x4, adaptado para operar com implementos agrícolas como distribuidor de vinhaça e transbordo de cana, aumentando a produtividade no campo.