O sistema foi desenvolvido como um padrão internacional voltado para caminhões elétricos, com suporte a uma corrente de até 3.000 amperes, superior aos 1.000 amperes da versão anterior. A capacidade de até 750 kW representa um avanço em relação ao padrão atual CCS2, que tem menor velocidade de carregamento.
Para garantir a segurança e a estabilidade operacional, o MCS incorpora soluções como conectores com resfriamento líquido e protocolos de comunicação entre o veículo e o carregador. A proposta é que o sistema seja utilizado durante as paradas obrigatórias dos motoristas, visando reduzir o tempo total de viagem e melhorar a eficiência das operações logísticas.
O desenvolvimento da tecnologia também busca atender à necessidade de redução dos custos de aquisição de infraestrutura. Segundo a TRATON Charging Solutions, empresa do mesmo grupo que controla a Scania, o MCS deve viabilizar instalações públicas e privadas com menor custo e maior eficiência.
A Scania prevê o lançamento dos primeiros caminhões compatíveis com o novo sistema em 2026. Paralelamente, está prevista a expansão da rede de carregamento de alta potência na Europa. A empresa faz parte da iniciativa Milence, que tem como meta a instalação de 1.700 pontos de recarga até 2027, em complemento à infraestrutura exigida pela regulamentação europeia para veículos de transporte de carga.